Proposta de Acompanhamento da Aprendizagem
ESCOLA: ______________________________________________________________
NOME: _______________________________________________________________
ANO E TURMA:
_____________ NÚMERO: _______ DATA: ______________________
PROFESSOR(A): ________________________________________________________
História – 6º Ano – 1º bimestre
Questão 1
Observe as imagens a seguir. Elas ajudam a entender
como a mesma festividade, neste caso o Carnaval, transforma-se ao longo do
tempo.
Imagem 1 Imagem
2


Apresentação de
Escola de Samba no Sambódromo da
Marquês de Sapucaí. Rio de Janeiro, 2018.
|
Carnaval, gravura de Jean-Baptiste
Debret, 1822-1823. Museus Castro Maya, Rio de Janeiro.
|
a) Descreva uma semelhança e uma diferença entre a
primeira imagem e a segunda.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Qual é a diferença entre a forma de registro da
primeira imagem e a da segunda?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
Questão 2
Leia o texto a seguir para responder às questões.
“A nossa hora exata e uniforme é uma invenção
moderna, e o minuto e o segundo são ainda mais recentes. Naturalmente, quando o
dia de trabalho era o dia de sol, os primeiros esforços para dividir o tempo
foram no sentido de medir a passagem do Sol através do céu. Para alcançar esse
objetivo, os relógios de sol, ou relógios de sombra, foram os primeiros
instrumentos de medição. Durante séculos, a sombra do Sol permaneceu como sendo
a medida universal de tempo, pois era simples construir um relógio de sol e não
exigia equipamentos especiais. Porém, ele só era útil onde havia Sol em
abundância e mesmo assim só servia quando o Sol brilhava realmente e, mesmo
quando o Sol brilhava, o movimento da sombra era tão lento que pouco servia
para marcar minutos.”
BOORSTIN, Daniel J. Os descobridores: de como
o homem procurou conhecer-se a si mesmo e ao mundo. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1989. p. 38-39.
a) Qual é a forma de medir o tempo descrita no
texto?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Ainda existem pessoas que medem o tempo dessa
forma? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
Questão 3
Identifique a alternativa correta sobre a definição de mito.
a) História
falsa que não oferece modelos explicativos para a origem das sociedades.
b) Narrativa
que contém elementos sobrenaturais para explicar fenômenos da natureza.
c) História
sagrada que contém personagens sobrenaturais que atuam sempre de maneira justa
em prol da humanidade.
d) Narrativa
que conta a origem dos seres humanos a partir de um ato de Deus, sem variação
de uma cultura para outra.
Questão 4
Ao longo do tempo foram criadas diferentes teorias
para explicar a origem do ser humano. Com base nessa observação:
a) apresente duas teorias que explicam a origem do
ser humano;
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) explique a repercussão da teoria de Charles
Darwin no momento em que sua obra A
origem das espécies foi publicada.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
Questão 5
Identifique a alternativa correta sobre a evolução dos hominídeos.
a) O paranthropus pertence ao
gênero Homo.
b) O sapiens não é considerado um hominídeo.
c) O erectus não surgiu no continente
africano.
d) O neanderthalensis desenvolveu
instrumentos de materiais diversos.
Questão 6
O historiador grego
Heródoto (c. 484-c. 425 a.C.) estudou o mundo grego e outros povos de sua
época. No livro História, atribuído a
ele, Heródoto contou um episódio em que dois jovens líbios viajaram pelo
Reino de Cuxe, na antiga Núbia. Leia o texto e, em seguida, responda às questões.
Reino de Cuxe, na antiga Núbia. Leia o texto e, em seguida, responda às questões.
“Depois de atravessarem
essa região, chegaram àquela onde vivem os animais selvagens e, depois,
começaram a caminhar pelo deserto, com a brisa a soprar-lhes na face. Tendo
cruzado, no decorrer de muitos dias, uma grande extensão de areia, viram
finalmente numa planura algumas árvores. Chegaram junto de uma delas e
começaram a lhe colher os frutos. Estavam nisso quando foram atacados por uma
gente pequenina, mais baixa do que os homens de estatura média. Capturados
pelos assaltantes, que falavam uma língua incompreensível, os dois líbios foram
levados por vastos alagadiços até um vilarejo onde todos eram baixinhos e de
pele negra. A aldeia ficava à margem de um grande rio, no qual havia
crocodilos.”
SILVA, Alberto da Costa e.
Imagens da África: da Antiguidade ao século XIX.
São Paulo: Penguin, 2012. p. 18-19.
São Paulo: Penguin, 2012. p. 18-19.
a) De que maneira o historiador Heródoto ficou
sabendo da narrativa contida no texto?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Como essa história foi transmitida até chegar
aos dias de hoje?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
Questão 7
Jericó, localizada no atual Estado de Israel, é
considerada uma das cidades mais antigas do mundo. Com base na imagem a seguir
e em seus conhecimentos, descreva a forma e os recursos que os estudiosos
utilizam para descobrir informações sobre lugares como esse e as sociedades que
os habitavam.

sítio arqueológico da antiga cidade de
Jericó, em Israel.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
Questão 8
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (Iphan) é a instituição responsável pela preservação do patrimônio
cultural brasileiro. Identifique a alternativa correta sobre o patrimônio cultural de um país.
a) O patrimônio
de um país corresponde a sua arquitetura e a suas obras de arte, como
esculturas e pinturas.
b) O patrimônio
cultural de um país corresponde a edifícios construídos por sociedades
anteriores.
c) Paisagens
não podem ser consideradas patrimônio a ser preservado em um país.
d) O patrimônio
cultural de um país pode ser classificado em material e imaterial.
Questão 9
Na divisão da história apresentada no esquema a
seguir, a Revolução Francesa, ocorrida em 1789, por exemplo, marca o fim da
Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea. Embora amplamente divulgada,
essa periodização da história é bastante criticada. Apresente uma crítica que
pode ser feita a essa divisão da história.

______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
Questão 10
Há diferentes referências para organizar a passagem
do tempo. Observe a imagem a seguir para responder às questões.

Reprodução atual do
calendário anual chinês. Foto de 2010.
a) Com base na imagem, explique de que forma os
chineses dividem os anos.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Descreva a contagem do tempo na sociedade em que
você vive.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
Atividade feita
ResponderExcluir