ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª LUANA ( 3º EJA)
Utilizando os conhecimentos
de nossas últimas aulas sobre a “dissertação” respondam as seguintes questões:
1- São
características da dissertação:
a) Defesa de uma tese
através da organização de dados, fatos, ideias e argumentos em torno de um
ponto de vista definido sobre o assunto em questão. Nela, deve haver uma
conclusão, e não apenas exposição de argumentos favoráveis ou contrários sobre
determinada ideia.
b) Os eventos são
organizados cronologicamente, com uma estrutura que privilegia os verbos no
pretérito perfeito e predicados de ação relativos a eventos que se referem à
primeira ou à terceira pessoa. Presença de enunciados que sugerem ação e novos
estados.
c) Predominância de
caracterizações objetivas (físicas, concretas) e subjetivas (dependem do ponto
de vista de quem as descreve) e uso de adjetivos. Os tipos de verbos mais
comuns na estrutura do texto são os verbos de ligação.
d) Tipo textual
marcado por uma linguagem simples e objetiva, sendo que um dos recursos
linguísticos marcantes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no
imperativo, típicos de uma atitude coercitiva.
2- Sobre o texto dissertativo, é correto afirmar que:
a)
Trata-se de um tipo de texto que descreve com palavras o que se viu e se
observou. Tipo textual desprovido de ação, em que o ser, o objeto ou o ambiente
são mais importantes. Valorização do substantivo e do adjetivo, que ocupam
lugar de destaque na frase.
b) Tem
como principal objetivo contar uma história, seja ela real ou fictícia e até
mesmo mesclando dados reais e imaginários. Apresenta uma evolução de
acontecimentos, ainda que sem linearidade ou relação com o tempo real.
c) Tipo
de redação escrita em prosa sobre determinado tema, sobre o qual deverão ser apresentados
argumentos, provas e exemplos a fim de que se chegue a uma conclusão para os
fatos abordados.
d) Tipo
de texto que indica para o leitor os procedimentos a serem realizados. Nesse
tipo de texto, as frases, geralmente, estão no modo imperativo.
3-
Leia o texto e responda:
A
revolução digital
Texto e
papel. Parceiros de uma história de êxitos. Pareciam feitos um para o outro.
Disse
“pareciam”, assim, com o verbo no passado, e já me explico: estão em processo
de separação.
Secular,
a união não ruirá do dia para a noite. Mas o divórcio virá, certo como o
pôr-do-sol a cada fim de tarde.
O texto
mantinha com o papel uma relação de dependência. A perpetuação da escrita
parecia condicionada à produção de celulose.
Súbito, a
palavra descobriu um novo meio de propagação: o cristal líquido. Saem as
árvores. Entram as nuvens de elétrons.
A mudança
conduz a veredas ainda inexploradas. De concreto há apenas a impressão de que,
longe de enfraquecer, a ebulição digital tonifica a escrita.
E isso é
bom. Quando nos chega por um ouvido, a palavra costuma sair por outro.
Vazando-nos pelos olhos, o texto inunda de imagens a alma.
Em outras
palavras: falada, a palavra perde-se nos desvãos da memória; impressa, desperta
o cérebro, produzindo uma circulação de ideias que gera novos textos.
A
Internet é, por assim dizer, um livro interativo. Plugados à rede, somos
autores e leitores. Podemos visitar as páginas de um clássico da literatura. Ou
simplesmente arriscar textos próprios.
Otto Lara
Resende costumava dizer que as pessoas haviam perdido o gosto pela troca de
correspondências. Antes de morrer, brindou-me com dois telefonemas. Em um deles
prometeu: “Mando-te uma carta qualquer dia desses”.
Não sei
se teve tempo de render-se ao computador. Creio que não. Mas, vivo, Otto estaria
surpreso com a popularização crescente do correio eletrônico.
O papel
começa a experimentar o mesmo martírio imposto à pedra quando da descoberta do
papiro. A era digital está revolucionando o uso do texto. Estamos virando uma
página. Ou, por outra, estamos pressionando a tecla “enter”.
SOUZA,
Josias de. A revolução digital. Folha de São Paulo, São Paulo, 6 de maio de
1996. Caderno Brasil, p. 2.
Com base
na leitura feita, é correto afirmar que o objetivo do texto é:
a)
defender a parceria entre o papel e o texto como uma história de êxitos.
b)
discutir as implicações da era digital no uso da escrita.
c)
descrever as vantagens e as desvantagens da internet na atualidade
d) narrar
a história do papel e do texto desde a antiguidade.
4- De acordo
com os ensinamentos em sala de aula sobre o texto dissertativo, produza em
texto usando a estrutura correta ( introdução, desenvolvimento e conclusão)
sobre o período de quarentena: qual a opinião de vocês sobre o que estamos
vivendo no momento atual.
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