sexta-feira, 27 de março de 2020



ATIVIDADES PARA 3º ANO “C” EM- NOTURNO   
PROFESSOR: AIRTON (TOM)                                     GEOGRAFIA

ATENÇÃO:
- Enviar as respostas (com NOME COMPLETO) no email : professortomgeoconchal@gmail.com
- Não responder em caderno ou sulfite, fotografar e anexar (não enxergo bem)
- Quem quiser responder no word, salvar e anexar, pode... tah valendo
- Responder direto no e-mail como texto, pode também
Abraço a todo(a)s, fiquem com DEUS...

ASSINALE COM (X), A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA
01-) Vivemos um momento de “encurtamento de distâncias”, que pode ser representado pela imagem mostrada a seguir. A esse momento, dá-se o nome de:


a(  ) Primeira fase da Revolução Industrial
b(  ) Globalização
c(  ) Ideologia de gênero
d(  ) Segunda fase da Globalização









02-) A Companhia Siderúrgica Nacional, localizada no município de Volta Redonda-RJ, é considerada :



a(  ) indústria de cosméticos
b(  ) indústria farmacêutica
c(  ) indústria pesada ou de base
d(  ) indústria de bens de consumo não duráveis




Leia com atenção os textos 1, 2 e, depois, faça o que for pedido.
TEXTO 1
“(...) ONU, Meio Ambiente destaca avanços na China na restauração ecológica de larga escala. Na década de 1980, a região montanhosa de Qianyanzhou, na província de Jiangxi, sul da China, enfrentou uma severa erosão de solo devido ao desmatamento e a práticas agrícolas insustentáveis. O solo vermelho fértil estava desaparecendo, o que fez com que os rendimentos das colheitas caíssem. Mas uma mudança notável ocorreu nos últimos 30 anos graças a um plano de uso da terra apoiado pelo governo chinês que reflorestou montanhas superiores, plantou pomares cítricos em declives moderados e arrozais nos fundos dos vales. Em poucos anos, esse mosaico de uso sustentável da terra passou a gerar rendas mais altas. As florestas são uma importante e necessária frente de ação na luta global contra as mudanças climáticas catastróficas, graças à sua incomparável capacidade de absorver e armazenar carbono. As florestas capturam dióxido de carbono a uma taxa equivalente a cerca de um terço da quantidade liberada anualmente pela queima de combustíveis fósseis. Parar o desmatamento e restaurar florestas danificadas, portanto, poderia fornecer até 30% da solução climática. (Fonte Nações Unidas do Brasil).


Assinale a Alternativa correta:
03-) Uma das alternativas para reverter ou frear a erosão adotada pelo governo chinês foi:

a(  ) plantar eucaliptos, pomares  e arrozais
b(  ) plantar flores, pomares e eucaliptos
c(  ) reflorestamento, investiu na citricultura e na rizicultura
d(  ) plantou verduras, arroz e pomares cítricos





05) Um gás que as florestas liberam (sem queimadas), para a atmosfera é o:

a(  ) NaCl
b(  ) Na2Co3
c(  ) Hidrogênio
d(  ) Oxigênio



TEXTO 2
“(...) Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), 75% da alimentação humana depende, direta ou indiretamente, de plantas polinizadas ou beneficiadas pela polinização. Das 100 espécies de culturas que fornecem 90% dos alimentos do mundo, mais de 70 são polinizadas por abelhas, de acordo com a ONU Meio Ambiente(..). ‘No entanto, populações de abelhas e outros polinizadores diminuíram significativamente, e algumas abelhas e borboletas estão ameaçadas. Algumas das razões são pragas, o uso de pesticidas e práticas agrícolas insustentáveis, poluição, perda de habitat, danos que podem ser atribuídos em grande parte à atividade humana’, declarou Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil. Ele, ainda citou pesquisa feita pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), segundo a qual, as abelhas correm risco de desaparecer das cidades brasileiras até 2047. O levantamento indicou que, das 25 mil espécies de abelhas existentes no mundo, cerca de 3 mil vivem nos municípios brasileiros. Noventa por cento desses municípios devem sofrer com a extinção desses insetos nos próximos 30 anos, trazendo prejuízos para todos os seres vivos. (Fonte: ONUBR – Nações Unidas Brasil).
                                       

Responda:
06-) Cite exemplos de como pode ocorrer a “perda de habitat”, citada no texto.
_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

07-) Segundo pesquisa feira pela USP-SP, o que pode acarretar para a humanidade, o desaparecimento das abelhas
_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________


 08-) Suponha que, em uma reunião internacional de vários líderes mundiais, alguns apresentaram os problemas mais graves que seus países estavam enfrentando. O presidente de um certo país, disse que o maior problema de seu país era o DESEMPREGO, o segundo presidente pediu recursos para controlar a EPIDEMIA DO COVID-19 e, o terceiro presidente foi buscar soluções para acabar com o TRABALHO INFANTIL.  Assinale a sequência correta dos órgãos da ONU, com competência para buscar as soluções para os países solicitados.

a(  ) UNICEF, UNESCO  e OIT
b(  ) UNAIDS, ACNUR e OIT
c(  ) OIT, OMS E UNICEF
d(  ) OIT, ACNUR e UNESCO





09-) Sequência correta dos países que formam o BRICS:

a(  ) Brasil, Rússia, Inglaterra e Suécia
b(  ) Brasil, Romênia, Canadá e Suécia
c(  ) Brasil, Rússia, Índia, China e South os África ( África do Sul)
d(  ) Brasil, Ruanda, Inglaterra, China e Suíça





10-) Assinale o indicador social que NÃO É utilizado para calcular o IDH:

a(  )  expectativa de vida
b(  ) nível de escolaridade
c(  )  gastos com fabricação de armas
d(  ) renda per capita














Nenhum comentário:

Postar um comentário