Ácido nucleico (DNA, RNA ou os dois); capsídeoe envelope membranoso (presente apenas em alguns tipos de vírus). Se diferem por não possuírem célula e metabolismo próprio.
Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. De acordo com a simetria viral, podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos. Eles não são compostos por células, são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, sendo assim, eles precisam de um hospedeiro como uma célula para poderem sobreviver e assim se reproduzir. Enquanto os seres vivos possuem células, metabolismo próprio e conseguem se reproduzir sem um hospedeiro. Sendo mais específico os vírus são organismos que podem apresentar um diâmetro que varia de 15 a 300 nm, eles são considerados parasites intracelulares obrigatórios.
Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsomêros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. De acordo com a simetria viral, podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos, A função principal dos capsídios é proteger o material genético, que normalmente é de apenas um único tipo (DNA ou RNA), apesar de alguns vírus apresentarem os dois tipos (citomegalovírus). Diferente da maioria dos seres vivos, o genoma dos vírus é bastante diferenciado, existindo organismos com DNA de dupla fita, DNA de fita simples, RNA de dupla fita ou RNA de fita simples. Independentemente do tipo de material genético observado, o genoma é organizado, geralmente, na forma de uma única molécula linear ou circular.Alguns vírus possuem ainda um envelope localizado externamente ao capsídio e que é formado por lipídios, proteínas e carboidratos. Essa estrutura deriva do sistema de membranas da célula parasitada e é adquirida no momento em que o vírus é eliminado pelo processo de brotamento. Os vírus que possuem envelope recebem a denominação de envelopados. Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios por não possuírem metabolismo próprio, sendo capazes de se reproduzir apenas em células hospedeiras.
A estrutura de um virus é uma cápsula de proteína chamada capsídio, onde se encontra o material genético que é um ácido nucleico DNA ou RNA. Diferem dos seres vivos pela ausência da organização celular por não possuírem metabolismos próprio e por não serem capazes de se reproduzir sem está dentro de uma celular. São parasitas obrigatórias e, consequentemente , responsável por várias doenças infecciosas.
Os vírus são organismos pequenos e bastante simples que são considerados seres vivos por alguns autores e não vivos por outros.Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. A função principal dos capsídios é proteger o material genético, que normalmente é de apenas um único tipo (DNA ou RNA). Os vírus são organismos acelulares e, apesar de não possuírem célula, diferem-se dos seres vivos porque são extremamente dependentes dessas estruturas, uma vez que não possuem metabolismo próprio e não apresentam nenhuma organela.
Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. De acordo com a simetria viral, podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos.
A função principal dos capsídios é proteger o material genético, que normalmente é de apenas um único tipo (DNA ou RNA), apesar de alguns vírus apresentarem os dois tipos (citomegalovírus). Diferente da maioria dos seres vivos, o genoma dos vírus é bastante diferenciado, existindo organismos com DNA de dupla fita, DNA de fita simples, RNA de dupla fita ou RNA de fita simples. Independentemente do tipo de material genético observado, o genoma é organizado, geralmente, na forma de uma única molécula linear ou circular.
Vírus são seres unicelulares com uma camada lipídica que protege seus ácidos nucléicos e seu citoplasma que não metaboliza, não se reproduz (troca de gametas), não comem, não morrem (causas naturais) e não respiram. A forma de reprodução é através do parasitismo ou seja eles pegam as células para eles e manda fazer cópias idênticas do hospedeiro até às células explodirem (até por isso que causa dor), e para mata - los só as células T matam esses seres
Os vírus são parasitas que se destacam principalmente pelas doenças causadas no homem, entretanto, eles não parasitam apenas as células humanas. Esses organismos, que só se reproduzem no interior de células, podem infectar qualquer ser vivo, desde uma bactéria até uma planta.
Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos - citomegalovírus
Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bacteria e archaea).
Os vírus diferem dos demais seres vivos pela ausência da organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e por não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira. São parasitas obrigatórios e, conseqüentemente, responsáveis por várias doenças infecciosas
Os vírus são organismos que não possuem célula(acelulares) são formados por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio , formado por vários capsômeros. De acordo com a simetria viral , podemos classificá-los em icosaédricos , helicoidais e complexos. Se diferem por não possuírem célula e metabolismo próprio.
Diferentemente de todos os seres vivos, os vírus são acelulares, ou seja, não são constituídos por células. Eles são extremamente pequenos (medem menos de 200 nm de diâmetro) e de estrutura muito simples, pois possuem apenas uma cápsula, constituída de proteínas (capsídeo), no interior da qual se encontram uma ou mais moléculas de ácido nucleico. Os vírus são sempre parasitas intracelulares, por serem incapazes de fabricar ou de degradar substâncias. Ao invadirem as células de diversos seres vivos, causam alterações em seu funcionamento, podendo inclusive levar à morte celular. Muitas outras doenças humanas são causadas por vírus, entre elas, a febre amarela, a dengue, a poliomielite, etc. Os vírus diferem dos demais seres vivos pela ausência da organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e por não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira. São parasitas obrigatórios e consequentemente responsáveis por várias doenças infecciosas.
Maria Eduarda Delvecchio de Lima, 25 3anoC Os vírus são organismos acelulares sendo sua estrutura formada basicamente por ácido nucleico( DNA, RNA, ou os dois), capsídeo e envelope membranoso ( presente apenas em alguns tipos de vírus). Os vírus diferem dos demais seres vivos pela ausência da organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira. São parasitas obrigatórios e, consequentemente, responsáveis por várias doenças infecciosas.
Um vírus é composto de ácido nucleico ( DNA ou RNA) e uma parede de proteína. Os ácidos nucleicos se localizam no interior das proteínas. Os vírus não são considerados seres vivos, eles são acelulares e também por não possuírem um metabolismo próprio, ou seja, para qualquer atividade como nutrição e reprodução, ele deve estar parasitando uma célula!
É composto por Ácido Nucleico (DNA, RNA ou os dois) , Capsídio e envelope membranoso. Se diferem dos demais seres vivos pela ausência da organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira.
Ácido nucleico: molécula de DNA ou RNA que constitui o genoma viral. Capsídeo: envoltório proteico que envolve o material genético dos vírus. Nucleocapsídeo: estrutura formada pelo capsídeo associado ao ácido nucleico que ele engloba (Os capsídeos formados pelos ácidos nucleicos são englobados a partir de enzimas). Os vírus diferem dos demais seres vivos pela ausência da organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e por não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira.
Os vírus são organismos pequenos e bastante simples que são considerados seres vivos por alguns autores e não vivos por outros. Para se ter ideia da dimensão desses organismos, o menor vírus de que se tem registro possui apenas 20 nm de diâmetro, sendo ele, portanto, menor que um ribossomo. Os vírus são conhecidos, principalmente, por causarem várias doenças e serem considerados parasitas intracelulares obrigatórios. Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. De acordo com a simetria viral, podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos .A função principal dos capsídios é proteger o material genético, que normalmente é de apenas um único tipo (DNA ou RNA), apesar de alguns vírus apresentarem os dois tipos (citomegalovírus).
Ácido nucleico: molécula de DNA ou RNA que constitui o genoma viral. Capsídeo: envoltório proteico que envolve o material genético dos vírus. Nucleocapsídeo: estrutura formada pelo capsídeo associado ao ácido nucleico que ele engloba (Os capsídeos formados pelos ácidos nucleicos são englobados a partir de enzimas). Se diferem por não possuírem célula e metabolismo próprio
Samantha Vitoria 3°A Diferente de todos os seres vivos, os vírus são acelulares, não são constituídos por células. Eles são extremamente pequenos e de estrutura muito simples, pois possuem apenas uma cápsula, constituída de proteínas (capsídio), no interior da qual se encontram uma ou mais moléculas de ácido nucléico. Em alguns casos, além das moléculas de proteínas, o capsídio pode conter um revestimento de lipídios ou de glicoproteínas. Quanto ao ácido nucléico, alguns vírus apresentam DNA, como é o caso dos adenovírus, causadores do resfriado, e dos bacteriófagos, vírus que atacam bactérias.
Os vírus são organismos pequenos e bastante simples que são considerados seres vivos por alguns autores e não vivos por outros.Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. A função principal dos capsídios é proteger o material genético, que normalmente é de apenas um único tipo (DNA ou RNA). Os vírus são organismos acelulares e, apesar de não possuírem célula, diferem-se dos seres vivos porque são extremamente dependentes dessas estruturas, uma vez que não possuem metabolismo próprio e não apresentam nenhuma organela.
Suas estruturas são formadas por proteínas e ácido nucleico, pois os vírus são organismo acelulares(ou seja, não possuem células), eles se diferem dos outros seres vivos por não possuírem célula e metabolismo próprio.
Os vírus são seres unicelulares procariontes parasitas que usam de outras células para poderem se reproduzir por não poderem metabolizar reproduzir ou comer
Os vírus diferem dos demais microorganismo por uma serem de características a começar pelo tamanho que pode variar de 10 a 300nm, são acelulados e só realizam suas atividades vitais quando estão no interior de outras células vivas. São constituídos por dois componentes, a parte central (cerne ou core) onde é encontrado o genoma, podendo ser de DNA ou RNA, associado a uma capa proteica denominada capsideo, alguns vírus possuem ao capsideo uma membrana lipoproteica externa denominada envelope.
Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsomêros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. De acordo com a simetria viral, podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos, A função principal dos capsídios é proteger o material genético, que normalmente é de apenas um único tipo (DNA ou RNA), apesar de alguns vírus apresentarem os dois tipos (citomegalovírus). Diferente da maioria dos seres vivos, o genoma dos vírus é bastante diferenciado, existindo organismos com DNA de dupla fita, DNA de fita simples, RNA de dupla fita ou RNA de fita simples. Independentemente do tipo de material genético observado, o genoma é organizado, geralmente, na forma de uma única molécula linear ou circular.Alguns vírus possuem ainda um envelope localizado externamente ao capsídio e que é formado por lipídios, proteínas e carboidratos. Essa estrutura deriva do sistema de membranas da célula parasitada e é adquirida no momento em que o vírus é eliminado pelo processo de brotamento. Os vírus que possuem envelope recebem a denominação de envelopados. Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios por não possuírem metabolismo próprio, sendo capazes de se reproduzir apenas em células hospedeiras.
Leticia Beziguano de Oliveira, 3ºC
ResponderExcluirÁcido nucleico (DNA, RNA ou os dois); capsídeoe envelope membranoso (presente apenas em alguns tipos de vírus).
Se diferem por não possuírem célula e metabolismo próprio.
Ezequiel Vitor D. Costa 3°C
ResponderExcluirOs vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. De acordo com a simetria viral, podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos. Eles não são compostos por células, são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, sendo assim, eles precisam de um hospedeiro como uma célula para poderem sobreviver e assim se reproduzir.
Enquanto os seres vivos possuem células, metabolismo próprio e conseguem se reproduzir sem um hospedeiro.
Sendo mais específico os vírus são organismos que podem apresentar um diâmetro que varia de 15 a 300 nm, eles são considerados parasites intracelulares obrigatórios.
Vitória Camila Alves de Oliveira 3°C
ResponderExcluir(Noturno)
Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsomêros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. De acordo com a simetria viral, podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos, A função principal dos capsídios é proteger o material genético, que normalmente é de apenas um único tipo (DNA ou RNA), apesar de alguns vírus apresentarem os dois tipos (citomegalovírus). Diferente da maioria dos seres vivos, o genoma dos vírus é bastante diferenciado, existindo organismos com DNA de dupla fita, DNA de fita simples, RNA de dupla fita ou RNA de fita simples. Independentemente do tipo de material genético observado, o genoma é organizado, geralmente, na forma de uma única molécula linear ou circular.Alguns vírus possuem ainda um envelope localizado externamente ao capsídio e que é formado por lipídios, proteínas e carboidratos. Essa estrutura deriva do sistema de membranas da célula parasitada e é adquirida no momento em que o vírus é eliminado pelo processo de brotamento. Os vírus que possuem envelope recebem a denominação de envelopados.
Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios por não possuírem metabolismo próprio, sendo capazes de se reproduzir apenas em células hospedeiras.
Everton Junio Brandão 3°ano C
ResponderExcluirA estrutura de um virus é uma cápsula de proteína chamada capsídio, onde se encontra o material genético que é um ácido nucleico DNA ou RNA. Diferem dos seres vivos pela ausência da organização celular por não possuírem metabolismos próprio e por não serem capazes de se reproduzir sem está dentro de uma celular. São parasitas obrigatórias e, consequentemente , responsável por várias doenças infecciosas.
Tássia Ferreira da Silva Nº34, 3ºC (Noturno)
ResponderExcluirOs vírus são organismos pequenos e bastante simples que são considerados seres vivos por alguns autores e não vivos por outros.Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. A função principal dos capsídios é proteger o material genético, que normalmente é de apenas um único tipo (DNA ou RNA). Os vírus são organismos acelulares e, apesar de não possuírem célula, diferem-se dos seres vivos porque são extremamente dependentes dessas estruturas, uma vez que não possuem metabolismo próprio e não apresentam nenhuma organela.
Daniel Gozi Marques, n4, 3ºC
ResponderExcluirOs vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. De acordo com a simetria viral, podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos.
A função principal dos capsídios é proteger o material genético, que normalmente é de apenas um único tipo (DNA ou RNA), apesar de alguns vírus apresentarem os dois tipos (citomegalovírus). Diferente da maioria dos seres vivos, o genoma dos vírus é bastante diferenciado, existindo organismos com DNA de dupla fita, DNA de fita simples, RNA de dupla fita ou RNA de fita simples. Independentemente do tipo de material genético observado, o genoma é organizado, geralmente, na forma de uma única molécula linear ou circular.
Lucas 3° a
ResponderExcluirVírus são seres unicelulares com uma camada lipídica que protege seus ácidos nucléicos e seu citoplasma que não metaboliza, não se reproduz (troca de gametas), não comem, não morrem (causas naturais) e não respiram. A forma de reprodução é através do parasitismo ou seja eles pegam as células para eles e manda fazer cópias idênticas do hospedeiro até às células explodirem (até por isso que causa dor), e para mata - los só as células T matam esses seres
GUSTAVO MORAIS D'AJUDA SANTOS 3°C
ResponderExcluirOs vírus são parasitas que se destacam principalmente pelas doenças causadas no homem, entretanto, eles não parasitam apenas as células humanas. Esses organismos, que só se reproduzem no interior de células, podem infectar qualquer ser vivo, desde uma bactéria até uma planta.
Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos - citomegalovírus
Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bacteria e archaea).
Os vírus diferem dos demais seres vivos pela ausência da organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e por não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira. São parasitas obrigatórios e, conseqüentemente, responsáveis por várias doenças infecciosas
Maria Eduarda Vitisin Moggi 3° C
ResponderExcluirOs vírus são organismos que não possuem célula(acelulares) são formados por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio , formado por vários capsômeros. De acordo com a simetria viral , podemos classificá-los em icosaédricos , helicoidais e complexos.
Se diferem por não possuírem célula e metabolismo próprio.
Eduarda Genain de Paiva, n°05, 3°C
ResponderExcluirDiferentemente de todos os seres vivos, os vírus são acelulares, ou seja, não são constituídos por células. Eles são extremamente pequenos (medem menos de 200 nm de diâmetro) e de estrutura muito simples, pois possuem apenas uma cápsula, constituída de proteínas (capsídeo), no interior da qual se encontram uma ou mais moléculas de ácido nucleico.
Os vírus são sempre parasitas intracelulares, por serem incapazes de fabricar ou de degradar substâncias. Ao invadirem as células de diversos seres vivos, causam alterações em seu funcionamento, podendo inclusive levar à morte celular.
Muitas outras doenças humanas são causadas por vírus, entre elas, a febre amarela, a dengue, a poliomielite, etc. Os vírus diferem dos demais seres vivos pela ausência da organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e por não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira. São parasitas obrigatórios e consequentemente responsáveis por várias doenças infecciosas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMaria Eduarda Delvecchio de Lima, 25
ResponderExcluir3anoC
Os vírus são organismos acelulares sendo sua estrutura formada basicamente por ácido nucleico( DNA, RNA, ou os dois), capsídeo e envelope membranoso ( presente apenas em alguns tipos de vírus). Os vírus diferem dos demais seres vivos pela ausência da organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira. São parasitas obrigatórios e, consequentemente, responsáveis por várias doenças infecciosas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirThales Roberto O. Pirinelli N: 37, 3C
ResponderExcluirUm vírus é composto de ácido nucleico ( DNA ou RNA) e uma parede de proteína. Os ácidos nucleicos se localizam no interior das proteínas.
Os vírus não são considerados seres vivos, eles são acelulares e também por não possuírem um metabolismo próprio, ou seja, para qualquer atividade como nutrição e reprodução, ele deve estar parasitando uma célula!
Júlia Tamara da Silva 3ºC
ResponderExcluirÉ composto por Ácido Nucleico (DNA, RNA ou os dois) , Capsídio e envelope membranoso.
Se diferem dos demais seres vivos pela ausência da organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira.
Taciane Mapelli 3°C - N°33
ResponderExcluirÁcido nucleico: molécula de DNA ou RNA que constitui o genoma viral. Capsídeo: envoltório proteico que envolve o material genético dos vírus. Nucleocapsídeo: estrutura formada pelo capsídeo associado ao ácido nucleico que ele engloba (Os capsídeos formados pelos ácidos nucleicos são englobados a partir de enzimas).
Os vírus diferem dos demais seres vivos pela ausência da organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e por não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira.
Beatriz ramos da silva, 3° ano C, N°03
ResponderExcluirOs vírus são organismos pequenos e bastante simples que são considerados seres vivos por alguns autores e não vivos por outros. Para se ter ideia da dimensão desses organismos, o menor vírus de que se tem registro possui apenas 20 nm de diâmetro, sendo ele, portanto, menor que um ribossomo. Os vírus são conhecidos, principalmente, por causarem várias doenças e serem considerados parasitas intracelulares obrigatórios. Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. De acordo com a simetria viral, podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos .A função principal dos capsídios é proteger o material genético, que normalmente é de apenas um único tipo (DNA ou RNA), apesar de alguns vírus apresentarem os dois tipos (citomegalovírus).
João Vitor Amancio Guimarães 3° A
ResponderExcluirÁcido nucleico: molécula de DNA ou RNA que constitui o genoma viral. Capsídeo: envoltório proteico que envolve o material genético dos vírus. Nucleocapsídeo: estrutura formada pelo capsídeo associado ao ácido nucleico que ele engloba (Os capsídeos formados pelos ácidos nucleicos são englobados a partir de enzimas).
Se diferem por não possuírem célula e metabolismo próprio
Samantha Vitoria 3°A
ResponderExcluirDiferente de todos os seres vivos, os vírus são acelulares, não são constituídos por células. Eles são extremamente pequenos e de estrutura muito simples, pois possuem apenas uma cápsula, constituída de proteínas (capsídio), no interior da qual se encontram uma ou mais moléculas de ácido nucléico. Em alguns casos, além das moléculas de proteínas, o capsídio pode conter um revestimento de lipídios ou de glicoproteínas. Quanto ao ácido nucléico, alguns vírus apresentam DNA, como é o caso dos adenovírus, causadores do resfriado, e dos bacteriófagos, vírus que atacam bactérias.
Os vírus são organismos pequenos e bastante simples que são considerados seres vivos por alguns autores e não vivos por outros.Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. A função principal dos capsídios é proteger o material genético, que normalmente é de apenas um único tipo (DNA ou RNA). Os vírus são organismos acelulares e, apesar de não possuírem célula, diferem-se dos seres vivos porque são extremamente dependentes dessas estruturas, uma vez que não possuem metabolismo próprio e não apresentam nenhuma organela.
ResponderExcluirLorena depieri 3A
ExcluirRanyelle de Souza Ferreira n°27 3°A
ResponderExcluirSuas estruturas são formadas por proteínas e ácido nucleico, pois os vírus são organismo acelulares(ou seja, não possuem células), eles se diferem dos outros seres vivos por não possuírem célula e metabolismo próprio.
Kosme Roberto 3°A
ResponderExcluirOs vírus são seres unicelulares procariontes parasitas que usam de outras células para poderem se reproduzir por não poderem metabolizar reproduzir ou comer
Leonardo Domingues de Oliveira N 16 3A
ResponderExcluirOs vírus diferem dos demais microorganismo por uma serem de características a começar pelo tamanho que pode variar de 10 a 300nm, são acelulados e só realizam suas atividades vitais quando estão no interior de outras células vivas. São constituídos por dois componentes, a parte central (cerne ou core) onde é encontrado o genoma, podendo ser de DNA ou RNA, associado a uma capa proteica denominada capsideo, alguns vírus possuem ao capsideo uma membrana lipoproteica externa denominada envelope.
Bruna Eduarda Da Silva Santos/ 3°B
ResponderExcluirOs vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsomêros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. De acordo com a simetria viral, podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos, A função principal dos capsídios é proteger o material genético, que normalmente é de apenas um único tipo (DNA ou RNA), apesar de alguns vírus apresentarem os dois tipos (citomegalovírus). Diferente da maioria dos seres vivos, o genoma dos vírus é bastante diferenciado, existindo organismos com DNA de dupla fita, DNA de fita simples, RNA de dupla fita ou RNA de fita simples. Independentemente do tipo de material genético observado, o genoma é organizado, geralmente, na forma de uma única molécula linear ou circular.Alguns vírus possuem ainda um envelope localizado externamente ao capsídio e que é formado por lipídios, proteínas e carboidratos. Essa estrutura deriva do sistema de membranas da célula parasitada e é adquirida no momento em que o vírus é eliminado pelo processo de brotamento. Os vírus que possuem envelope recebem a denominação de envelopados.
Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios por não possuírem metabolismo próprio, sendo capazes de se reproduzir apenas em células hospedeiras.