quinta-feira, 26 de março de 2020

História – 3ª Série – 1º bimestre JOSE FERRE


Acompanhamento de aprendizagem
ESCOLA: ______________________________________________________________
NOME: _______________________________________________________________
ANO E TURMA: _____________ NÚMERO: _______ DATA: _______________________
PROFESSOR(A): ________________________________________________________
História – 3ª Série1º bimestre
Questão 1
O desenvolvimento desenfreado do capitalismo das grandes potências europeias, no período conhecido como Belle Époque, levou à formação de disputas imperialistas. Esse cenário de conflitos tem como ápice a Primeira Guerra Mundial, que é melhor descrita pela seguinte alternativa:
(a) A rivalidade entre as diferentes potências europeias foi o único motivo responsável pela Primeira Guerra Mundial.
(b) A disputa por novos mercados, pelas grandes potências econômicas mundiais, foi um dos principais motivos para que acontecesse a Primeira Guerra Mundial, conflito que envolveu não somente a Europa, mas também outras nações do mundo.
(c) A Primeira Guerra Mundial caracteriza-se como um conflito pelo domínio imperial da Europa.
(d) Lideradas pelas organizações socialistas internacionalistas, as nações europeias entraram em um conflito pelo domínio geopolítico global, a chamada Primeira Guerra Mundial.
(e) Com o crescimento econômico dos Estados Unidos da América, as nações europeias, sentindo-se ameaçadas, resolveram juntar-se e dar início ao conflito conhecido como Primeira Guerra Mundial.
Questão 2
A Revolução Russa (1917) aparece como um dos processos históricos mais importantes do século XX. Das alternativas abaixo, qual melhor descreve o caráter dessa revolução e seu impacto:
(a) O partido bolchevique, encabeçado pela burguesia russa, acabou por derrubar o poder czarista e transformou a Rússia em uma grande potência capitalista global.
(b) Liderada por Stalin desde seu início, a Revolução Russa significou um momento de isolamento da Rússia com relação ao restante do mundo.
(c) Com a derrubada do czar e a tomada do poder pelos sovietes, a Revolução Russa teve um impacto não somente dentro da própria União Soviética, mas em todo o mundo ao questionar a ordem capitalista.
(d) Ao superar a ordem czarista, a Revolução Russa acabou por conciliar os interesses econômicos de todas as grandes potências do momento, levando a um longo período de paz e ao fim das disputas políticas mundiais.
(e) Apoiados pelos Estados Unidos da América e por outras potências capitalistas, os trabalhadores e camponeses russos derrubaram os líderes socialistas do poder, em 1921, formando a União Soviética.
Questão 3
A Quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, foi o ápice de uma crise econômica que repercutiu por décadas. Sobre esse episódio, é correto afirmar que:
(a) Ocorreu devido aos baixos índices da produção industrial estadunidense, que não conseguiu dar conta do mercado mundial.
(b) É um momento de fortalecimento do capitalismo no mundo inteiro, contribuindo para a decadência da União Soviética.
(c) Os principais beneficiários dessa crise foram os países latino-americanos, que passaram a ocupar o lugar deixado pelos Estados Unidos.
(d) Teve como principal responsável as políticas do chamado New Deal, que levaram os Estados Unidos à falência.
(e) Esse evento decorreu de uma crise do mercado estadunidense, impulsionado a crise do sistema capitalista como um todo.
Questão 4
A ascensão de regimes totalitários na Europa, como o nazismo e o fascismo, após a Primeira Guerra Mundial, surge também como resposta à crise do Estado liberal. Dentre as características abaixo, qual melhor se encaixa nos regimes nazifascistas:
(a) Utilização de discursos ultranacionalistas, regimes autoritários, fortalecimento do exército e propaganda de Estado.
(b) Regimes autoritários, defesa dos direitos humanos, discursos internacionalistas, enfraquecimento do exército.
(c) Fortalecimento do exército, regimes democráticos, propaganda de Estado e discursos ultranacionalistas.
(d) Defesa dos direitos humanos, discursos ultranacionalistas, fortalecimento do exército e propaganda de Estado.
(e) Propaganda de Estado, regimes democráticos, discursos internacionalistas e enfraquecimento do Exército.
Questão 5
A ocupação inglesa de territórios originários dos povos bantu, no final do século XIX, levou à criação da África do Sul. Uma das estratégias adotadas para o domínio político da região foi a do chamado Apartheid, que consistia em:
(a) Políticas de segregação racial que buscavam retirar direitos das populações negras sul-africanas.
(b) Tentativas de garantir que os negros conseguissem mais representantes de seus interesses por meio do voto.
(c) Políticas relacionadas à maior integração de negros e brancos, com o objetivo de exterminar o racismo.
(d) Medidas de garantia para que os negros tivessem direito à propriedade privada, com o intuito de melhorar as condições de vida dessa parcela da população.
(e) Promessas de direitos à população branca, maioria na África do Sul, garantindo as mesmas conquistas políticas da população negra, dominante naquela nação.
Questão 6
Assinado por diferentes países, o trecho a seguir constitui parte da Carta das Nações Unidas (ONU): “Preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra que por duas vezes, no espaço de uma vida humana, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade; reafirmar a nossa fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor da pessoa humana, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações, grandes e pequenas” (disponível em: <https://nacoesunidas.org/carta/>; acesso em: 20 out. 2018). Das alternativas abaixo, qual melhor define a criação da ONU?
(a) Surgida na década de 1990, em um contexto pós-Guerra Fria, a ONU foi criada para apaziguar a relação entre a União Soviética e os Estados Unidos.
(b) O resultado catastrófico das duas grandes guerras mundiais fez com que, em 1945, 51 diferentes nações se unissem com o intuito de promover um órgão pacificador para conciliar os mais diferentes interesses e garantir os direitos humanos.
(c) Com o fim da corrida neocolonial, já no início do século XX, as nações emancipadas resolveram juntar-se para garantir sua inserção no cenário mundial.
(d) Próximo do fim do século XX, ao perceber o avanço dos países do chamado Terceiro Mundo, os Estados Unidos e a União Europeia resolveram juntar-se e criar a ONU, com o intuito de regular e controlar o crescimento político e econômicos das nações emergentes.
(e) Surgida na década de 1960, a ONU foi criada após uma série de manifestações de resistência pelo mundo inteiro, buscando a igualdade de direitos.
Questão 7
Proclamada no ano de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tem como princípio básico:
(a) O reforço da necessidade de diferença de gênero e de classe social.
(b) O fundamentalismo religioso.
(c) A proteção aos seres humanos dos países que compõem a ONU. 
(d) A garantia de direitos políticos e dignidade de todos os seres humanos, sem distinção.
(e) Assegurar os direitos humanos dos considerados “humanos direitos”, ou seja, proteger unicamente os cidadãos sem desvio de conduta.
Questão 8
As décadas de 1920 e 1930 foram fundamentais para o estabelecimento da União Soviética. O processo de passagem de um regime capitalista atrasado para um de cunho socialista foi acompanhado de diversas mudanças encabeçadas pelo Estado. Exemplifique como se deu esse processo e algumas das medidas, políticas, sociais e econômicas, adotadas pelo partido bolchevique.



Questão 9
A ascensão do Partido Nazista, em 1933, foi um momento caracterizado por diversas insatisfações da população alemã, que via em Hitler e em seus ideais a solução para todos os problemas. Comente rapidamente sobre o contexto de ascensão do nazismo na Alemanha, indicando os meios e discursos empregados para atrair os votos da população alemã.




Questão 10
A segunda metade do século XX é marcada como um período de descolonização de diversas nações. Na história contemporânea indiana, 1947 é o ano em que as autoridades inglesas finalmente reconhecem a independência daquele povo. Um dos grandes fatores responsáveis por esse acontecimento foram as reivindicações pautadas no método da desobediência civil. No que consistia, basicamente, a desobediência civil e contra quem era voltada?

2 comentários:

  1. Aqui é o professor Valdeci da disciplina de Projeto de Vida da escola do Maschieto. Estou passando as atividades dessa semana para todos os alunos do 7A,8A e 9A: escrever no caderno o significado das palavras SONHO, PROJETO, OBJETIVO, PLANEJAMENTO, METAS E FUTURO. Importante: colocar a data que realizou essa atividade e deixar no caderno.
    Observação: não é para enviar pra ninguém. Deixar no caderno.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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