Acompanhamento de aprendizagem
ESCOLA: ______________________________________________________________
NOME: _______________________________________________________________
ANO E TURMA: _____________ NÚMERO: _______ DATA: _______________________
PROFESSOR(A): ________________________________________________________
História – 3ª
Série – 1º bimestre
Questão 1
O desenvolvimento desenfreado do capitalismo das grandes
potências europeias, no período conhecido como Belle Époque, levou à
formação de disputas imperialistas. Esse cenário de conflitos tem como ápice a
Primeira Guerra Mundial, que é melhor descrita pela seguinte alternativa:
(a) A rivalidade entre as diferentes potências
europeias foi o único motivo responsável pela Primeira Guerra Mundial.
(b) A disputa por novos mercados, pelas grandes
potências econômicas mundiais, foi um dos principais motivos para que
acontecesse a Primeira Guerra Mundial, conflito que envolveu não somente a
Europa, mas também outras nações do mundo.
(c) A Primeira Guerra Mundial caracteriza-se como um
conflito pelo domínio imperial da Europa.
(d) Lideradas pelas organizações socialistas
internacionalistas, as nações europeias entraram em um conflito pelo domínio
geopolítico global, a chamada Primeira Guerra Mundial.
(e) Com o crescimento econômico dos Estados Unidos da
América, as nações europeias, sentindo-se ameaçadas, resolveram juntar-se e dar
início ao conflito conhecido como Primeira Guerra Mundial.
Questão 2
A Revolução Russa (1917) aparece como um dos processos
históricos mais importantes do século XX. Das alternativas abaixo, qual melhor
descreve o caráter dessa revolução e seu impacto:
(a) O partido bolchevique, encabeçado pela burguesia
russa, acabou por derrubar o poder czarista e transformou a Rússia em uma
grande potência capitalista global.
(b) Liderada por Stalin desde seu início, a Revolução
Russa significou um momento de isolamento da Rússia com relação ao restante do
mundo.
(c) Com a derrubada do czar e a tomada do poder pelos
sovietes, a Revolução Russa teve um impacto não somente dentro da própria União
Soviética, mas em todo o mundo ao questionar a ordem capitalista.
(d) Ao superar a ordem czarista, a Revolução Russa
acabou por conciliar os interesses econômicos de todas as grandes potências do
momento, levando a um longo período de paz e ao fim das disputas políticas
mundiais.
(e) Apoiados pelos Estados Unidos da América e por
outras potências capitalistas, os trabalhadores e camponeses russos derrubaram
os líderes socialistas do poder, em 1921, formando a União Soviética.
Questão 3
A Quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, foi o ápice de uma
crise econômica que repercutiu por décadas. Sobre esse episódio, é correto
afirmar que:
(a) Ocorreu devido aos
baixos índices da produção industrial estadunidense, que não conseguiu dar
conta do mercado mundial.
(b) É um momento de
fortalecimento do capitalismo no mundo inteiro, contribuindo para a decadência
da União Soviética.
(c) Os principais
beneficiários dessa crise foram os países latino-americanos, que passaram a
ocupar o lugar deixado pelos Estados Unidos.
(d) Teve como
principal responsável as políticas do chamado New Deal, que levaram os Estados Unidos à falência.
(e) Esse evento
decorreu de uma crise do mercado estadunidense, impulsionado a crise do sistema
capitalista como um todo.
Questão 4
A ascensão de regimes totalitários na Europa, como o nazismo
e o fascismo, após a Primeira Guerra Mundial, surge também como resposta à
crise do Estado liberal. Dentre as características abaixo, qual melhor se
encaixa nos regimes nazifascistas:
(a) Utilização de
discursos ultranacionalistas, regimes autoritários, fortalecimento do exército
e propaganda de Estado.
(b) Regimes
autoritários, defesa dos direitos humanos, discursos internacionalistas,
enfraquecimento do exército.
(c) Fortalecimento do
exército, regimes democráticos, propaganda de Estado e discursos
ultranacionalistas.
(d) Defesa dos
direitos humanos, discursos ultranacionalistas, fortalecimento do exército e
propaganda de Estado.
(e) Propaganda de
Estado, regimes democráticos, discursos internacionalistas e enfraquecimento do
Exército.
Questão 5
A ocupação inglesa de territórios originários dos povos
bantu, no final do século XIX, levou à criação da África do Sul. Uma das
estratégias adotadas para o domínio político da região foi a do chamado Apartheid, que consistia em:
(a) Políticas de segregação racial que buscavam retirar
direitos das populações negras sul-africanas.
(b) Tentativas de garantir que os negros conseguissem
mais representantes de seus interesses por meio do voto.
(c) Políticas relacionadas à maior integração de negros
e brancos, com o objetivo de exterminar o racismo.
(d) Medidas de garantia para que os negros tivessem
direito à propriedade privada, com o intuito de melhorar as condições de vida
dessa parcela da população.
(e) Promessas de direitos à população branca, maioria
na África do Sul, garantindo as mesmas conquistas políticas da população negra,
dominante naquela nação.
Questão 6
Assinado por diferentes países, o trecho a seguir constitui
parte da Carta das Nações Unidas (ONU): “Preservar as gerações vindouras do
flagelo da guerra que por duas vezes, no espaço de uma vida humana, trouxe
sofrimentos indizíveis à humanidade; reafirmar a nossa fé nos direitos
fundamentais do homem, na dignidade e no valor da pessoa humana, na igualdade
de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações, grandes e
pequenas” (disponível em: <https://nacoesunidas.org/carta/>;
acesso em: 20 out. 2018). Das alternativas abaixo, qual melhor define a criação
da ONU?
(a) Surgida na década
de 1990, em um contexto pós-Guerra Fria, a ONU foi criada para apaziguar a
relação entre a União Soviética e os Estados Unidos.
(b) O resultado
catastrófico das duas grandes guerras mundiais fez com que, em 1945, 51
diferentes nações se unissem com o intuito de promover um órgão pacificador
para conciliar os mais diferentes interesses e garantir os direitos humanos.
(c) Com o fim da
corrida neocolonial, já no início do século XX, as nações emancipadas
resolveram juntar-se para garantir sua inserção no cenário mundial.
(d) Próximo do fim do
século XX, ao perceber o avanço dos países do
chamado Terceiro Mundo, os Estados Unidos e a União Europeia resolveram
juntar-se e criar a ONU, com o intuito de regular e controlar o crescimento
político e econômicos das nações emergentes.
(e) Surgida na década
de 1960, a ONU foi criada após uma série de manifestações de resistência pelo
mundo inteiro, buscando a igualdade de direitos.
Questão 7
Proclamada no ano de 1948, a Declaração Universal dos
Direitos Humanos tem como princípio básico:
(a) O reforço da
necessidade de diferença de gênero e de classe social.
(b) O fundamentalismo
religioso.
(c) A proteção aos
seres humanos dos países que compõem a ONU.
(d) A garantia de
direitos políticos e dignidade de todos os seres humanos, sem distinção.
(e) Assegurar os
direitos humanos dos considerados “humanos direitos”, ou seja, proteger
unicamente os cidadãos sem desvio de conduta.
Questão 8
As décadas de 1920 e 1930 foram fundamentais para o
estabelecimento da União Soviética. O processo de passagem de um regime
capitalista atrasado para um de cunho socialista foi acompanhado de diversas
mudanças encabeçadas pelo Estado. Exemplifique como se deu esse processo e
algumas das medidas, políticas, sociais e econômicas, adotadas pelo partido
bolchevique.
Questão 9
A ascensão do Partido Nazista, em 1933, foi um momento
caracterizado por diversas insatisfações da população alemã, que via em Hitler
e em seus ideais a solução para todos os problemas. Comente rapidamente sobre o
contexto de ascensão do nazismo na Alemanha, indicando os meios e discursos
empregados para atrair os votos da população alemã.
Questão 10
A segunda metade do século XX é marcada como um período de
descolonização de diversas nações. Na história contemporânea indiana, 1947 é o
ano em que as autoridades inglesas finalmente reconhecem a independência daquele
povo. Um dos grandes fatores responsáveis por esse acontecimento foram as
reivindicações pautadas no método da desobediência civil. No que consistia,
basicamente, a desobediência civil e contra quem era voltada?
Aqui é o professor Valdeci da disciplina de Projeto de Vida da escola do Maschieto. Estou passando as atividades dessa semana para todos os alunos do 7A,8A e 9A: escrever no caderno o significado das palavras SONHO, PROJETO, OBJETIVO, PLANEJAMENTO, METAS E FUTURO. Importante: colocar a data que realizou essa atividade e deixar no caderno.
ResponderExcluirObservação: não é para enviar pra ninguém. Deixar no caderno.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir