quarta-feira, 25 de março de 2020

SOCIOLOGIA - ATIVIDADE - PROF. VALÉRIO- 2°A,B,C,D



SOCIOLOGIA - ATIVIDADE - PROF. VALÉRIO
Aula n°01 - 2°EM -manhã A, B, C - noite D

FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

        A Sociologia é um campo das Ciências Humanas que investiga os fenômenos sociais; a formação de um povo é um fenômeno social  que requer explicações. O Brasil foi formado enquanto povo/nação por meio de um processo histórico e político determinado por condições objetivas de interesses e disputas. Portanto, para compreendermos quem somos, como agimos e como organizamos nossas instituições politica, economia, religiosas e as relações socais, necessitamos conhecer o que está na estrutura social, ou seja, tudo aquilo que não percebemos, mas que separa ou aproxima os brasileiros.
     Uma das teorias que explica quem é o povo brasileiro, provavelmente aceita, é o mito da democracia racial, que determina que o encontro das três etnias o índio , o branco e o negro produziu uma miscigenação positiva e que amenizou os conflitos das várias revoltas populares e os processos históricos de Independência de Portugal, Proclamação da República até o processo de redemocratização na década de 80 do século XX após a ditadura civil/militar.       
      No início e durante o século XX, vários cientistas sociais (sociólogos, antropólogos, cientistas políticos e historiadores)  produziram explicações sobre as desigualdades sociais, pobreza, posse da terra, racismo, preconceito e como conseguiremos alcançar um projeto de nação que identifica o que é ser brasileiro. Alguns acontecimentos históricos determinam sociologicamente como organizamos nossas relações sociais. Considerando que aqui vivam ameríndios (povos originários) que o branco europeu católico (colonizador) chamou de indígenas e será os mesmos europeus (portugueses na maioria) que introduziram povos negros ( de várias etnias africanas) na condição de escravizados com a intenção de produzir riqueza por meio da mão de obra escrava. Esse processo foi antecedido pela tentativa de escravização dos povos originários (Ameríndios=indígenas) que foram assimilados ou brutalmente eliminados no processo de ocupação e expansão do território brasileiro.


       Considerando que tivemos por mais de 300 anos na condição de colônia de Portugal e 67 anos como Império (regime monárquico) sobre influência de portugueses e não mais do que 120 anos como regime Republicano dominado por oligarquias que apoiaram o regime monárquico. Olhando o processo histórico esconde os mais de 300 anos de trabalho escravo de seres humanos, é dessas tensões e distensões que formamos nosso povo, o que indica que não foi de maneira consensual e sim conflituosa.   



PARA LER AS PÁGINAS 118,119,120 E 121 DO LIVRO SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO

CLICK AQUI ⏬
                        ⏬
                        ⏬
livro p. 118,119,120,121 Formação do Povo brasileiro


PARA RESPONDER O QUESTIONÁRIO SOBRE  O QUE VOCÊ APRENDEU

CLICK AQUI ⏬
                        ⏬
                        ⏬
Questionário com 05 perguntas para responder






5 comentários: