sexta-feira, 27 de março de 2020

SOCIOLOGIA - ATIVIDADE - PROF. VALÉRIO Aula n°01 - 3°EM -manhã A, B, - noite C

SOCIOLOGIA - ATIVIDADE - PROF. VALÉRIO

Aula n°01 - 3°EM -manhã A, B,  - noite C

DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS NO BRASIL 

    Nas discussões sobre cidadania, uma questão controversa tem sido a importância da democracia. Por um lado, a cidadania moderna provavelmente não sobreviveria sem a democracia. Por outro lado, vários pensadores sociais alegam que a cidadania moderna é o resultado de um longo processo histórico, político e social marcado por resistências e lutas sociais contra as desigualdades entre os seres humanos como a servidão e a escravidão. Não basta reconhecer a sua existência, é mais do que necessário lutar por cidadania para ampliar suas conquistas, todos os dias, Isso mesmo, se quisermos viver e produzir uma sociedade minimamente organizada e sem a exploração do trabalho de muitos por pouco, teremos que exercer e lutar pela cidadania. 
   O que define hoje em dia um cidadão? De acordo com o sociólogo estadunidense Marshall, cidadão é aquele que exerce seus direitos civis , políticos e sociais de forma efetiva. Percebe-se que o conceito de cidadania está em constante construção , pois a humanidade se encontra sempre por mais direitos, miaro liberdade e maiores garantias individuais e coletivas. Ser cidadão, portanto, significa ter consciência de ser sujeito de direitos - direito a vida, ao voto, á saúde, enfim, direitos civis, políticos e sociais.  

 DEMOCRACIA E CIDADANIA 
   O a ideia de que o pode rvem do povo , surgiu na Grécia antiga por volta do século V a.C, o termo demokratia composto pelo vocábulo demos, "povo" e kratos, "poder". A democracia é assim, um regime político que pressupõe a existência de um governo direto ou indireto da população mediante eleições regulares para os cargos administrativos do pais, do estado e do município. Portanto, cidadão é todo aquele que detêm o poder de escolha que ao longo da história foi modificado , pois ser cidadão foi atributo exclusivo de proprietários de terras , de homens brancos, de homens letrados, de homens e mulheres adultos e etc. 
   Sendo assim, a cidadania sempre passou por processos de transformações, assim como a democracia, que forma incluindo cada vez mais seres humanos (mulheres, crianças , idosos, pessoas deficientes, privados de liberdade, acamados e etc.)  como seres de direito.  
   Atualmente passou a ser naturalizado como correto a alegação que não há como conciliar direitos civis, políticos, sociais e humanos com desenvolvimento humano e que alguns tem que ceder, ou melhor, ceder direitos para que todos possam viver, somente faz sentido essa visão de mundo numa sociedade marcada pela ausência da democracia, ou seja de viés autoritário e sem considerar o valor da vida humana. Essa situação é marcada pela fragilidade do poder quando não é exercido mas injetado na base da violência física. 

    A cidadania moderna é constituída por quatro direitos, a saber: 
     1 - Direitos Civis
     2 - Direitos Política
     3 - Direitos Sociais
     4 - Direitos Humanos.


  A junção desses direitos formam a cidadania moderna que tem como suporte a democracia, ou seja, uma nação sem democracia provavelmente não respeita ou flui a cidadania. Segundo o conceito contemporâneo da cidadania moderna considera que, embora a palavra cidadania possa ter vários sentidos, sua essência é única: significa o direito de viver com dignidade e em liberdade, “ cidadania – afirma o jornalista                    Alberto Dimenstein – é o direito de ser ter uma ideia e poder expressa-la. É poder votar e ser votado. É processar um médico que cometa um erro.  E devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro  sem ser discriminado, de praticar uma religião sem ser perseguido. 
O conceito de cidadania moderno é fruto de  um longo processo de lutas e revoluções históricas que custaram muitas vidas, repleto de constantes lutas políticas e conquistas sociais consolidadas por diferentes grupos na busca pela defesa dos seus direitos. 
Mas como e quem determina esses diretos? 
Resp.: A sociedade mobilizada em torno de uma necessidade humana, geralmente em defesa da vida. 
A sociedade? Os políticos? A escola ? Resp.: Todos, viver em sociedade é depender uns dos outros.
A religião?
Resp.; É importante no processo da conquista da cidadania porque modifica visões de mundo, mas sozinha não é capaz de operar as mudanças pela conquista de direitos.   
Ou será que são as necessidades humanas que encontram na força do convencimento das  ideias a forma de conquistar melhor condição de vida? 
Reso.: Sim, são as ideias que convencem os seres humanos, ideias como direito a vida, votar, ser julgado justamente e  tanto outros. Conquistar a cidadania é melhorar de vida. 

 A cidadania pode ser desdobrada em três dimensões:

1º Diretos Civis, todas as pessoas estão abrigadas sob as mesmas leis, com o mesmo direito ao acesso a defesa e cumprir uma sentença, independente da sua condição e sem distinção econômica, política ou religiosa.

2º Direitos Políticos, todas as pessoas tem o direito de votar e de ser votado. Escolher seus legisladores, juízes e administradores, bem como se preparara para ser um deles.

3º Direitos Sociais, todos os seres humanos têm o direito a educação, saúde, trabalho, assistência social e aposentadoria. Sem estes direitos, os outros dois anteriores não são possíveis de serem concretizados.

Direitos Humanos, são aqueles direitos que nos pertencem pelo simples fato de sermos humanos. Simples assim. Isso quer dizer que todas e todos têm direito a coisas muito fundamentais e de maneira igualitária, sem distinção de raça, cor, sexo, idioma, religião ou condição. Por princípio, esses direitos têm como objetivo garantir a dignidade das pessoas de forma inalienável, ou seja, não são direitos que podem ser restringidos ou retirados, mas sim garantidos. Nesse sentido, todas e todos devem ter acesso aos mesmos direitos, como o direito à educação, à saúde, à livre expressão, entre outros.

Siga o seguinte roteiro (caminho) de estudo:
1 - Leia o texto publicado no blog
2 - Ouça o podcast  sobre poder e política
3 - Leia capitulo 11 do livro Sociologia Hoje, p. 201 a 222
4- Acesse o Google formulário, onde encontrará exercícios para responder individualmente 
5- A situação de aprendizagem começa hoje dia 27 de março e termina no dia 06 de abril.

Para realizar o exercício , responder as questões relacionadas com o Poder, Política, Estado e Cidadania 
Click aqui e será aberto um formulário, responda e feche em seguida que as suas respostas serão enviadas para orientação é correção.


AQUI - EXERCÍCIO P/AVALIÇÃO 



Você pode ler o capitulo 11 Politica, Poder e Estado, p.212 a 222, encontrará o processo histórico da constituição da cidadania moderna, bem como a relação entre o poder que é originado por meio da disputa política e que vai exercer o poder e como a cidadania pode interferir nas decisões do poder.


AQUI PARA LER O CAT. 11 DO LIVRO DIDÁTICO SOBRE PODER E CIDADANIA


Para ouvir o Podcast sobre Poder, política. Estado, dominação, obediência, cidadania e direitos, click aqui 
                  ⏬
                   ⏬

5 comentários: