Data: 20/04/2020 (ATIVIDADE 2) DE LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO – PROFESSORA: SILVANA.
DATA DE ENTREGA: 08/05/2020
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
OBS: FAÇA COM ATENÇÃO PRECISA DE LEITURA, CASO CONTRÁRIO VOU
DEVOLVER PARA REFAZER
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.
O LEÃO E O RATINHO
Um leão, cansado de tanto caçar,
dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em
cima dele e ele acordou.
Todos os ratinhos conseguiram
fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e
implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou
preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta
inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com
seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: Uma boa ação ganha outra.
Fonte: Ler e escrever: livro de textos do
aluno/ Secretaria da Educação, FDE. São Paulo: FDE, 2008.
QUESTÃO 01 –
O leão conseguiu se soltar da rede dos caçadores porque
(A) prendeu o ratinho com a pata.
(B) desistiu de esmagar o ratinho.
(C) deixou o ratinho ir embora.
(D) o ratinho roeu as cordas.
QUESTÃO 02 –
A fábula O leão e o ratinho quer
(A) ensinar o leitor, com diferentes situações.
(B) descrever as relações dos animais na floresta.
(C) revelar grandes segredos ao leitor.
(D) contar sobre a fuga do leão.
QUESTÃO 03 –
A expressão que apresenta uma qualidade, revelando a opinião do narrador na
fábula O leão e o ratinho é
(A) “Todos os ratinhos conseguiram fugir”.
(B) “roeu as cordas e soltou o leão”.
(C) “dormia espichado”.
(D) “O leão ficou preso na rede de uns caçadores”.
QUESTÃO 04: Leia o
texto a seguir.
31 DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DO MÁGICO
A mágica é uma das coisas que eu
mais gosto do circo! É incrível como esses caras conseguem
fazer aquelas coisas sumirem ou aparecerem sem que a gente perceba. E olha que
eu fico olhando fixo, sem piscar nem respirar! Não consigo ver nada. Eu gosto
também quando o mágico vai tirando um monte de cartas não sei de onde. Dizem
que é da manga, mas é tão rápido! E a parte em que ele corta a
mulher ao meio, então? Ele toma muito cuidado para não deixar as pessoas
descobrirem os seus segredos. Agora, se você quiser aprender alguns
truques fáceis e impressionantes, pode procurar o
mesmo manual em que eu aprendi: o Livro das mágicas do Menino Maluquinho.
Disponível em: http://omeninomaluquinho.com.br/PaginaProfissoes/
PaginaAnterior.asp?da=31012018. Acesso em 16 jan. 2019.
As palavras em destaque são adjetivos e servem para
caracterizar os seres, os objetos ou as noções nomeadas pelo substantivo,
indicando-lhes, exceto:
(A) um defeito.
(B) o modo de ser.
(C) uma qualidade.
(D) uma circunstância.
QUESTÃO 05: Leia o
texto a seguir.
FICO ASSIM SEM VOCÊ
Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim [...]
CALCANHOTO, Adriana. Fico assim sem você.
Disponível em: https://m.letras.mus.br/adriana-calcanhotto/84687/. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto que você acaba de ler é uma canção. Sobre esse
gênero textual, podemos afirmar que
(A) é uma composição poética em versos.
(B) é uma narrativa curta em prosa.
(C) há predomínio de palavras usadas no cotidiano.
(D) apresenta conteúdos resultantes de pesquisas
científicas.
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 06 A 10.
APAGÃO EM ESCALA PLANETÁRIA FESTEJARÁ O BRILHO DAS
ESTRELAS
Pouca gente ouviu falar de
poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo,
pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o
frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite.
A poluição luminosa é causada
pelo excesso de iluminação urbana. [...] Para chamar a atenção para o problema,
astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do
céu escuro. A ideia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns
instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos da
morte de Albert Einstein.
Revista O Globo, Rio de Janeiro.
QUESTÃO 06: Da
leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada
(A) pelo brilho intenso das estrelas.
(B) pela pouca iluminação de algumas cidades.
(C) pelo excesso de iluminação urbana.
(D) pela perda do frescor dos astros.
QUESTÃO 07: De
acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os
astrônomos porque
(A) dificulta a iluminação urbana.
(B) ilumina excessivamente a cidade.
(C) impede a plena observação das estrelas.
(D) torna a noite ainda mais escura.
QUESTÃO 08: A
questão central tratada no texto é a
(A) economia de energia.
(B) beleza das estrelas.
(C) pesquisa dos astros.
(D) poluição luminosa.
QUESTÃO 09: A
finalidade desse texto é
(A) informar a preocupação dos astrônomos.
(B) denunciar os perigos de um apagão.
(C) alertar sobre o consumo de energia.
(D) valorizar o excesso de iluminação urbana.
QUESTÃO 10: O
texto lido trata-se de:
(A) crônica.
(B) notícia.
(C) carta ao leitor.
(D) redação escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário