terça-feira, 28 de abril de 2020

Aula de História - 9° A - Professor Raphael


A Revolta de Canudos (1893 – 1897)
No governo de Prudente de Morais eclodiu um grande movimentos de revolta social entre os humildes sertanejos baianos . O líder dos sertanejos era Antônio Vicente Mendes Maciel , mais conhecido como Antônio Conselheiro. Esse homem, senhor de fervorosa religiosidade, foi considerado missionário de Deus pela vasta legião de sertanejos que , desiludidos das autoridades constituídas escutavam suas pregações político – religiosas.
Não compreendendo certas mudanças surgidas com a republica , Antônio Conselheiro declarava-se , por exemplo , contra o casamento civil e por isso foi identificado como um fanático religioso e monarquista.


Revoltas Messiânicas
A fé popular e a luta contra a opressão
O termo messianismo é usado para designar os movimentos sociais em que milhares de sertanejos fundaram importantes comunidades comandadas por um líder religioso e a ele era atribuído qualidades como o dom de fazer milagres , realizar curas e profetizar acontecimentos .
O messianismo desenvolveu-se em áreas rurais pobres que reagiram a miséria. Seus componentes Básicos eram: a religiosidade do sertanejo e seu sentimento de revolta contra a miséria , a opressão e as injustiças das republicas dos coronéis.

A Luta Possível
Muita coisa divulgou-se sobre Antônio Conselheiro e sua gente , diziam que eram loucos , monar- quistas e comunistas . Durante muito tempo esconderam a verdade e o motivo que unia os sertanejos em canudos : a vontade de escapar da fome e da violência do sertão.
Conseguindo reunir um grande número de seguidores , Antônio Conselheiro estabeleceu em canudos, um velho arraial no sertão baiano . Em pouco tempo canudos era uma das cidades mais povoadas da Bahia .
Eles viviam num sistema comunitário, em que as colheitas, rebanhos e os frutos eram repartidos entre todos. Ninguém possuía nenhuma propriedade, pois os únicos bens era a roupa, moveis , etc...
Com isso fazendeiros começaram a temer o poder de Antônio Conselheiro e exigiram do governo estadual que acabasse com o arraial de Canudos. Nisso travou-se grandes batalhas até que um dia , organizou-se um exército de 7 mil homens , que destruiu Canudos completamente e toda população sertaneja morreu defendendo sua comunidade.
Fotografia do corpo de Antônio Conselheiro, líder de Canudos. **
Corpo de Antônio Conselheiro

Sobreviventes do massacre do arraial de Canudos.*
Sobreviventes do Massacre de Canudos

Fonte de postagem: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/as-rebelioes-na-republica-velha.htm

ATIVIDADES 

1- Faça uma charge refletindo sobre a razão que fez Antônio Conselheiro se revoltar contra a República. Use esta charge de exemplo.

E o sertão não virou mar: a Guerra de Canudos. Guerra de Canudos


2- Segundo o que foi estudado em sala de aula, escreva sobre as modificações que ocorreram no Brasil com o advento da República.

3- Reflita sobre os movimentos messiânicos. Você acredita que a fé é um pilar para escolhas políticas? Se o Brasil é laico, quais determinações políticas devem ser levadas em consideração para que satisfaça toda a população? Escreva uma redação sobre este assunto.


Podem tirar fotos das atividades e enviar para o meu e-mail
raphachagas2705@hotmail.com


Recado do professor: estou com saudades de todas e todos. Espero que estejam bem. Fiquem em casa e se cuidem.
Abraço.








Nenhum comentário:

Postar um comentário