quinta-feira, 14 de maio de 2020

Arte professora Claudia: Atividade para 7º ano, para ser entregue dia 22/5/2020

Vamos conversar um pouco sobre gêneros musicais.

 Os gêneros, geralmente, apresentam características muito específicas e, quase que instantaneamente nos remetem ao seu país de origem. 
Os gêneros populares de alguns países: Samba (Brasil), Fado (Portugal), Tango (Argentina), Enka (Japão).   Conversando um pouco mais sobre o samba: Samba: O ritmo original, trazido pelos africanos, era chamado de batuque, e a palavra semba, que significa umbigada, era usada para designar um tipo de dança. 
Os instrumentos característicos do batuque eram o tambu - tambor escavado em tronco de madeira, com couro fixado, o quinjengue - tambor (também escavado) em forma de cálice, e a matraca - dois pedaços de madeira que eram batidos um no outro.
 Os instrumentos característicos do samba são: violão e cavaquinho e também diversos instrumentos de percussão, como, por exemplo: o pandeiro, o tamborim, o surdo e o tantam.

Registre em uma folha de almaço : 

- Você conhece o samba como um gênero musical do Brasil? 

- Pergunte pra seus pais se eles conhecem alguma música do gênero samba?

 Registre o nome da música. 
- Como você se sente quando ouve um samba? 

Seu corpo se comporta como? 

- O samba tem origem no batuque dos africanos. 

Ao ouvir a música “O Pato” cantada por Zeca Pagodinho você percebe a presença de quais instrumentos acompanhando a música?


Observação: Entregar a atividade na escola, com nome completo, numero de chamada e série

Um comentário: