3ªSérie do Ensino Médio
Quebrando
paradigmas e implantando novas idéias
Determinados a romper com velhos conceitos, artistas de várias
especialidades reúnem-se para mostrar ao país um novo conceito de arte
promovendo a Semana de Arte Moderna, em São Paulo. Como tudo que é novo
mexe com conceitos e, portanto assusta, não foi fácil para esses artistas se
posicionarem diante da realidade política e social da época, mas a trajetória é
fascinante e mostra a necessidade de sempre estarmos abertos para mudanças.
Cenário
Nas primeiras décadas do século XX São Paulo era o grande centro
econômico e cultural do país. O crescimento industrial, a combinação do capital
proveniente das lavouras cafeeiras com o capital industrial, o intenso processo
de imigração e consequente formação do centro urbano, cria uma sociedade com
elites dominantes.
Entre essa elite era bastante comum permitir que os filhos estudassem no
exterior e quando retornam traziam consigo novas ideias e conceitos
contribuindo para o desenvolvimento de diversas áreas. Com a arte não foi
diferente: artistas vindos de outras partes do mundo começam a influenciar a
cultura brasileira com novas ideias e perspectivas, até que surge o Movimento
Modernista Brasileiro que tem seu ápice com a Semana de Arte Moderna ou
Semana de 22, como também pode ser chamada em função de ter ocorrido no ano de
1922.
Histórico
Na primeira fase do Modernismo há a influência do Futurismo europeu
trazido por Oswald de Andrade em 1912.
Em 1913, o russo Lasar Segall realizou em São Paulo as primeiras
exposições de arte não acadêmicas do país, tida como a primeira mostra de arte
moderna.
No ano seguinte, Anita Malfatti, que acabara de chegar da Alemanha,
expôs quadros Expressionistas.
Em 1917, Menotti del Picchia, Manuel Bandeira e Murilo Araújo, são
os precursores da transformação na literatura brasileira, com a publicação do
poema “Juca Mulato” e os livros Cinzas das Horas e Carrilhões, respectivamente.
Também neste ano, Anita Malfatti, que havia voltado de outra viagem,
realizou sua segunda exibição no Brasil, dessa vez de quadros Cubistas. Esta
exposição foi criticada pelo então crítico literário Monteiro Lobato. Com
grande influência na sociedade paulistana, Lobato atacou violentamente a obra e
estilo da pintora, mas esse fato, apesar de ter prejudicado muito a carreira de
Anita, serviu principalmente para unir o grupo de jovens artistas e levar
adiante o propósito modernista.
Em 1919, é Victor Brecheret quem empolgava a intelectualidade
jovem de São Paulo por ser um talentoso escultor que trazia as influências
européias, sem deixar de lado seu traço nacionalista modernista.
A partir de 1920 encontros e reuniões culturais fazem o movimento
criar corpo até que a Semana de Arte concretiza-se nos dias 13, 15 e 17 de
fevereiro de 1922, no teatro Municipal de São Paulo.
Logo após o término da Semana de Arte Moderna é lançada a
revista “Klaxon”, que divulga as produções da nova escola. É sem dúvida uma
importante publicação da época que ajudou os jovens artistas conseguirem espaço
e estímulo para, ainda em 1922, dar continuidade ao seu trabalho.
Todo o tumulto e inovações propostas na semana de 22 não foram em vão,
afinal abriu-se novos espaços para a publicação de livros, revistas e
manifestos que divulgaram as propostas e realizações modernistas, contribuindo
assim para abrir o debate e a difusão das novas idéias em âmbito nacional
Mário de Andrade: Poeta,
romancista, crítico de arte e musicólogo da época do movimento modernista no
Brasil. Causou grande impacto na renovação literária e artística do país,
participando ativamente da Semana de Arte Moderna de 22, além de se envolver,
entre 1934 e 37 com a cultura nacional trabalhando como diretor do Departamento
Municipal de Cultura de São Paulo.
Mário
de Andrade – pintura de Tarsila do Amaral – 1922
Oswald de Andrade: Escritor, ensaísta e dramaturgo
brasileiro. Foi um dos principais organizadores da Semana de Arte Moderna,
tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi
considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo, sendo também o
mais inovador entre estes.
Retrato
de Oswald de Andrade, by Anita Malfatti.
Víctor Brecheret: Um dos mais importantes escultores do
país é responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira.
Monumento às Bandeiras (1954), obra de Victor Brecheret localizada no Parque do Ibirapuera em
São Paulo.
Anita Malfatti: Pintora, desenhista
e professora brasileira. Viajava com frequência à Europa e incorporava
elementos da arte europeia a seu estilo. Teve grande influência no modernismo
no Brasil.
Anita Malfatti
O Homem Amarelo (1915-16)
Assista!!!
Heitor Villa-Lobos: Foi maestro e compositor brasileiro. Destacou-se por ter desenvolvido uma linguagem peculiarmente brasileira em sua música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil. Suas obras acentuam o espírito nacionalista onde incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.
Villa Lobos
Ouça
!!
Villa-Lobos
- Bachianas Brasileiras Nº 2 - IV. Tocata (O trenzinho do caipira) . Minczuk
Tarsila do Amaral : Pintora e desenhista brasileira, uma das figuras centrais da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Tarsila do Amaral
Abaporu
Assista!!!
Di Cavalcanti : Pintor, desenhista, ilustrador e caricaturista. Tem grande influência no modernismo brasileiro
Di Cavalcanti
"Cinco Moças, da Coleção Masp,"
Assista!!!
Atividade!
Exemplos de releituras feitas por artistas!!
Abaporu-Tarsila do Amaral
Gustavo Rosa
Luciano
Martins
Artistas
contemporâneos
Agora é a
sua vez de realizar com muita criatividade uma releitura da obra Abaporu de
Tarsila do Amaral. Você poderá usar diversos materiais dentre eles sulfite,
papel cartão, canson A4 ou A3, papelão, prato de bolo grande de papelão, caixa
de pizza, saco plástico, tecido, canetinha, lápis de cor, carvão (após o
término da pintura deve impermeabilizar com laquê), tintas, colagem com
materiais diversos. Também pode ser realizado no tridimensional (Escultura), massinha,
palelão, madeira e outros... Acredito
no grande potencial que vocês possuem e tenho certeza que sairão trabalhos
maravilhosos. Com esses trabalhos quando voltarmos faremos uma exposição,
portanto capriche e guarde-o.
Após a realização do trabalho tire uma foto e
envie no meu wathsapp (19) 991690724 até o dia 18 de maio de 2020, com nome,
número, série e o nome da escola, pois tenho terceiro ano do ensino médio no
Anália e Maschietto.
Lembrando que esse conteúdo é muito importante pois
faz parte do que será cobrado no ENEM assistam todos os vídeos isso irá
ajudá-los na compreensão do conteúdo.
Um grande Abraço!!!


















Nenhum comentário:
Postar um comentário