Atividade 2°A, 2°B,
2°C,2°D - SOCIOLOGIA -
Prof. José
Valério
Atividade da semana do dia 11 a 15 de maio
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE
TEXTO
- Para ser entregue no dia 22 de maio. 2°A, 2°B, 2°C entregar das 11h:00 até as 12h:30. 2°D (noturno) 19h:00 as 20h:30 (noite)
- Como o aluno
deve proceder:
Em uma folha separada
(folha de caderno, almaço ou sulfite) contendo no cabeçalho as seguintes
informações: Nome da Escola, nome do aluno, n° do aluno, série do aluno,
turma do aluno, data da entrega e nome da Disciplina de Sociologia e nome do
professor.
Copie as perguntas e responda nessa folha separada com o cabeçalho.
Copie as perguntas e responda nessa folha separada com o cabeçalho.
O que o autor está analisando?
O que o autor defende?
Com quais argumentos?
Texto para leitura e
interpretação:
A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
O Brasil é uma nação (Estado) que
possui um território continental. É
o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com
8.514.876 km2; o país possui um litoral com 7.367
km, banhado a leste pelo oceano Atlântico. O contorno da costa brasileira aumenta
para 9.200 km se forem consideradas as saliências e reentrâncias do litoral. Por que o território brasileiro é
tão grande?
Para explicar essa questão nós precisamos conhecer como se
constituiu enquanto nação e quem estava aqui antes da chegada dos portugueses.
O nosso pais foi constituído através de
um processo gradual de colonização por Portugal, enquanto outros países da
América Latina (Colômbia,Venezuela, etc) foram colonizados pelos espanhóis.
A questão é que a nossa história de
formação enquanto nação (que já está em
revisão) insere a ideia de que o os portugueses descobriram o Brasil. Se
pensarmos um pouco mais criticamente podemos refletir que os povos que aqui
viviam provavelmente também descobriram os portugueses que aqui chegaram,
portanto a ideia de descobrimento pode ser adotada para ambos os povos que aqui
se encontraram. Foi então, por meio do processo de desenvolvimento econômico
que acontece a segunda etapa da formação do povo brasileiro que se dá através
da inserção do negro no Brasil colonial, como é do nosso conhecimento, na
condição de mão de obra escarva, ou seja, diversos povos africanos foram transplantados a força na condição de
escravos, ou seja vieram obrigados.
Então podemos considerar que aqui
aconteceu o encontro entre povos nativos indígenas (organizados socialmente)
com os povos portugueses (organizados) que aqui chegaram em 1.500 e que no
desdobramento do processo de colonização inseriram de maneira forçada e violenta povos
africanos (organizados e culturalmente estruturados) sob a condição de escravos
para trabalharem no desenvolvimento econômico da riqueza da nossa colonia. Desta
forma nós podemos afirmar que o processo de acumulação de riqueza no Brasil se
deu por meio do trabalho escravo e isso será de enorme diferença no
desenvolvimento e formação da sociedade de classes que podemos observar nos
nossos dias.
Não podemos desconsiderar que o processo
de colonização foi conflituoso e produziu um outro processo, a partir de então,
civilizatório. Deste processo civilizatório ainda continuamos a procurar a
identidade do que é ser brasileiro.
Então quem somos nós?
Africanos, portugueses ou indígenas?
O quanto de cada povo/cultura nós carregamos nas
nossas tradições, nas nossas famílias?
Para responder essa questão, no inicio
do século XX alguns cientistas sociais (sociólogos), entre tantos outros, formularam
explicações para explicar como construímos a identidade do que é ser
brasileiro, entre eles, podemos destacar Gilberto Freire, Sergio Buarque de
Holanda, Caio Prado Júnior e tantos
outros. É sobre essas teorias explicativas que nós vamos nos aproximar no
decorrer das nossas aulas, portanto pense na seguinte questão?
Somos todos brasileiros? Se buscarmos informações sobre a origem das
nossas famílias, de onde vieram nosso
bisavôs, avôs, ou seja, as pessoas que são nossos ancestrais, chegaremos a
algumas conclusões e a partir de então poderemos compreender melhor a formação
do povo brasileiro e o que é ser brasileiro.
Elaborado para o currículo paulista, ensino médio
Executar a leitura do texto,
interpretar e escreve (manuscrito) um texto numa folha separada identificada (
nome da escola, nome do aluno, número do aluno, série do aluno e turma do alno,
nome da disciplina Sociologia e nome do professor). Esse texto que você
irá criar deve responder aos seguintes questionamentos do autor do texto:
O que o autor está analisando?
Com quem dialoga?
O que o autor defende?
Com quais argumentos?
ATENÇÃO, não é para entregar um
questionário com perguntas e respostas, é para produzir um texto contínuo em
que as indagações do autor sejam respondidas na forma de texto.
Para ser entregue no dia 22 de maio de acordo com as instruções da coordenação.
Qualquer dúvida é só entrar em contato com o professor.
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