terça-feira, 12 de maio de 2020

Atividade 2°A,2°B,2°C,2°D-SOCIOLOGIA-Prof.José Valério-entregar na escola dia 22/05


Atividade 2°A, 2°B, 2°C,2°D - SOCIOLOGIA -
 Prof. José Valério

Atividade da semana do dia 11 a 15 de maio 


 ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO 



- Para ser entregue no dia 22 de maio.  2°A, 2°B, 2°C entregar das 11h:00 até as 12h:30. 2°D (noturno) 19h:00 as 20h:30 (noite) 

- Como o  aluno deve proceder:
Em uma folha separada (folha de caderno, almaço ou sulfite) contendo no cabeçalho as seguintes informações: Nome da Escola, nome do aluno, n° do aluno, série do aluno, turma do aluno, data da entrega e nome da Disciplina de Sociologia e nome do professor.

Copie as perguntas  e  responda nessa folha separada com o cabeçalho. 


O que o autor está analisando?
O que o autor defende?
Com quais argumentos?


Texto para leitura e interpretação: 

A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

O Brasil é uma nação (Estado) que possui um território continental. É o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com 8.514.876 km2; o país possui um litoral com 7.367 km, banhado a leste pelo oceano Atlântico. O contorno da costa brasileira aumenta para 9.200 km se forem consideradas as saliências e reentrâncias do litoral. Por que o território brasileiro é tão grande? 
Para explicar essa questão nós precisamos conhecer como se constituiu enquanto nação e quem estava aqui antes da chegada dos portugueses. O nosso pais foi constituído através  de um processo gradual de colonização por Portugal, enquanto outros países da América Latina (Colômbia,Venezuela, etc) foram colonizados pelos espanhóis.
A questão é que a nossa história de formação enquanto nação  (que já está em revisão) insere a ideia de que o os portugueses descobriram o Brasil. Se pensarmos um pouco mais criticamente podemos refletir que os povos que aqui viviam provavelmente também descobriram os portugueses que aqui chegaram, portanto a ideia de descobrimento pode ser adotada para ambos os povos que aqui se encontraram. Foi então, por meio do processo de desenvolvimento econômico que acontece a segunda etapa da formação do povo brasileiro que se dá através da inserção do negro no Brasil colonial, como é do nosso conhecimento, na condição de mão de obra escarva, ou seja, diversos  povos africanos  foram transplantados a força na condição de escravos, ou seja vieram obrigados.
Então podemos considerar que aqui aconteceu o encontro entre povos nativos indígenas (organizados socialmente) com os povos portugueses (organizados) que aqui chegaram em 1.500 e que no desdobramento do processo de colonização inseriram de maneira forçada e violenta  povos africanos (organizados e culturalmente estruturados) sob a condição de escravos para trabalharem no desenvolvimento econômico da riqueza da nossa colonia. Desta forma nós podemos afirmar que o processo de acumulação de riqueza no Brasil se deu por meio do trabalho escravo e isso será de enorme diferença no desenvolvimento e formação da sociedade de classes que podemos observar nos nossos dias.
Não podemos desconsiderar que o processo de colonização foi conflituoso e produziu um outro processo, a partir de então, civilizatório. Deste processo civilizatório ainda continuamos a procurar a identidade do que é ser brasileiro.
 Então quem somos nós?
Africanos, portugueses ou indígenas?
O quanto de cada povo/cultura  nós  carregamos nas nossas tradições, nas nossas famílias?
 Para responder essa questão, no inicio do século XX alguns cientistas sociais (sociólogos), entre tantos outros, formularam explicações para explicar como construímos a identidade do que é ser brasileiro, entre eles, podemos destacar Gilberto Freire, Sergio Buarque de Holanda, Caio Prado Júnior  e tantos outros. É sobre essas teorias explicativas que nós vamos nos aproximar no decorrer das nossas aulas, portanto pense na seguinte questão?
Somos todos brasileiros?  Se buscarmos informações sobre a origem das nossas famílias, de  onde vieram nosso bisavôs, avôs, ou seja, as pessoas que são nossos ancestrais, chegaremos a algumas conclusões e a  partir de então poderemos compreender melhor a formação do povo brasileiro e o que é ser brasileiro.
Elaborado para o currículo paulista, ensino médio  


 Executar a leitura do texto, interpretar e escreve (manuscrito) um texto numa folha separada identificada ( nome da escola, nome do aluno, número do aluno, série do aluno e turma do alno, nome da disciplina Sociologia e nome do professor). Esse  texto que você irá criar deve responder aos seguintes questionamentos do autor do texto: 

O que o autor está analisando?
Com quem dialoga?
O que o autor defende?
Com quais argumentos? 

ATENÇÃO, não é para entregar um questionário com perguntas e respostas, é para produzir um texto contínuo em que as indagações do autor sejam respondidas na forma de texto.

Para ser entregue no dia 22 de maio de acordo com as instruções  da coordenação. 
Qualquer dúvida é só entrar em contato com o professor. 



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