Atividade 3°A, 3°B, 3°C - SOCIOLOGIA -
Prof. José Valério
Atividade da semana do dia 11 a 15 de maio
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
( Para que o aluno possa calcular o tempo de leitura é de 5 minutos, o tempo de elaboração do rascunho e texto final são 20 minutos. Total para essa atividade 25 minutos que o aluno ocupará do seu tempo de estudo)
- Como o aluno deve proceder:
Em uma folha separada (folha de caderno, almaço ou sulfite) contendo no cabeçalho as seguintes informações: Nome da Escola, nome do aluno, n° do aluno, série do aluno, turma do aluno, data da entrega e nome da Disciplina de Sociologia e nome do professor.
Em uma folha separada (folha de caderno, almaço ou sulfite) contendo no cabeçalho as seguintes informações: Nome da Escola, nome do aluno, n° do aluno, série do aluno, turma do aluno, data da entrega e nome da Disciplina de Sociologia e nome do professor.
- Após essa identificação, o aluno deve proceder a leitura
do texto que está publicado aqui no blog e escrever na folha separada uma
interpretação do seu entendimento sobre o texto, isso significa conseguir responder no seu texto
as indagações do autor.
O que o autor está analisando?
Com quem dialoga?
O que o autor defende?
Com quais argumentos?
Texto para leitura e interpretação:
A cidadania vertical no Brasil: o caso do
Coronavírus
Por Marcelo da Silveira Campos. Doutor em Sociologia pela USP,
professor da UFGD e professor convidado da Faculdade de Medicina da USP. Também
é pesquisador e Pós-Doutorando no INCT-InEAC/UFF.
Isolamento parcial, ou vertical, como vem sendo denominado, consiste
essencialmente em retirar das relações sociais somente os grupos mais
suscetíveis à mortalidade pela COVID-19 como, por exemplo, as pessoas acima de
60 anos, portadores de doenças como hipertensão, diabetes.[...] Entretanto, em
constantes reuniões e pronunciamentos no Planalto, diga-se muitas vezes
contrárias às diretrizes do próprio Ministro da Saúde e da Organização Mundial
da Saúde, as autoridades federais admitem que não há qualquer estudo para
justificar tal orientação [...]
O que quero chamar a atenção para reflexão é que a ideia do isolamento
vertical, contudo, não é (nem nunca foi) nova no Brasil. Especialmente, quando
nós relacionamos essa proposta de isolamento vertical à cidadania vertical no
Brasil. Em termos sucintos podemos dizer que a cidadania é vertical no Brasil
porque ela é desde sempre uma cidadania fundamentalmente hierarquizada: os
grupos privilegiados, que constituem uma pequena parcela da população, possuem
a maioria dos recursos sociais, jurídicos, econômicos e simbólicos para exercer
a diferenciação e reproduzir a desigualdade no espaço público e no espaço
privado; por outro lado, a maioria da população que são as classes menos
privilegiadas e compõem fundamentalmente o mercado de trabalho dos serviços
domésticos, trabalhadores da indústria de bens e serviços, trabalhadores do
mercado informal e os profissionais da saúde que atuam na ponta das redes de
assistência social não detém os mesmos recursos sociais, jurídicos e econômicos
para exercer os direitos no espaço público e privado, ou seja, para ser e
exercer uma cidadania horizontal.
Ora, como se sabe é a composição do nosso mercado de trabalho durante o
século XIX, constituído basicamente pela escravidão massiva de negras e negros,
que faz com que uma cidade como a do Rio de Janeiro tinha aproximadamente 50%
da população formada por escravos. É do mesmo século XIX, que uma das primeiras
obras consideradas sociológicas no país – Os Sertões de Euclides da Cunha – descreve
como, na recém-república, Canudos atraiu centenas de nordestinos pobres
despertando a ira dos grandes fazendeiros e elite política: morreram mais de 15
mil pessoas no país sendo a grande maioria, os pobres.
Chamo a atenção para estes dois pontos porque, no meu entender, eles
estão articulados na reação sociopolítica ao COVID-19; e constituem, hoje, o
maior risco para o alastramento da doença em nosso território e um novo
genocídio da população pobre e periférica do país: a defesa política do isolamento
vertical (e os seus defensores) representam o maior risco à nossa democracia,
bem como, representam a continuidade de uma cidadania verticalizada e
hierarquizada. Logo, os trabalhadores das classes médias altas e altas
continuarão em seus isolamentos horizontais, trabalhando home office, e tomando
as medidas de não exposição necessárias para todas e todos. No entanto, o
isolamento vertical atingirá majoritariamente os moradores das periferias e
favelas das grandes cidades brasileiras, os trabalhadores da saúde que dedicam
suas vidas ao trabalho na ponta da saúde pública e assistência social, os
empregados domésticos, os 12 milhões de desempregados, os encarcerados. Estes,
sim, estarão expondo novamente suas vidas ao isolamento vertical. E, novamente,
a cidadania vertical no país.
De modo contrário, a defesa do isolamento horizontal, portanto,
igualmente distribuído para os diferentes grupos, setores e classes sociais da
população - com todos submetidos à mesma medida de quarentena - é algo mais do
que necessário. Mas, infelizmente, inconcebível para boa parte dos setores
privilegiados no Brasil. Trocando em miúdos, como nos ensina a canção do Chico:
o isolamento horizontal está relacionado fundamentalmente a uma concepção
prática no espaço social – público e privado - de exercício de uma cidadania
plena (parafraseando Parsos no sempre necessário texto sobre a “Cidadania para
um Americano Negro”) para todas e todos. O que em nossa história republicana
continua tarefa urgente: uma cidadania plena para os brasileiros,
especialmente, para os negros e negras, os periféricos, as empregadas
domésticas, as trabalhadoras da saúde que não querem mais nada vertical. E sim
horizontalidade.
Texto originalmente publicado em: http://www.anpocs.com/index.php/ciencias-sociais/destaques/2334-boletim-n-21-a-cidadania-vertical-no-brasil-o-caso-do-coronavirus?idU=1&acm=_270
Executar a leitura do texto, interpretar e escreve (manuscrito) um texto numa folha separada identificada ( nome da escola, nome do aluno, número do aluno, série do aluno e turma do alno, nome da disciplina Sociologia e nome do professor). Esse texto que você irá criar deve responder aos seguintes questionamentos do autor do texto:
O que o autor está analisando?
Com quem dialoga?
O que o autor defende?
Com
quais argumentos?
ATENÇÃO, não é para entregar um questionário com perguntas e respostas, é para produzir um texto contínuo em que as indagações do autor sejam respondidas na forma de texto.
Para ser entregue no dia 22 de maio de acordo com as instruções de entrega da coordenação.
Qualquer dúvida é só entrar em contato com o professor.
Atividade da semana do dia 11 a 15 de maio
O professor irá avaliar no texto da aluna (o) se atingiu as competência /habilidade para:
A partir desses critérios a menção da sua nota será de 1 a 10, sendo que:
A nota 1 até a nota 4 significa que o aluno encontra-se no nível - Abaixo do básico (recuperar)
A nota 5 até a nota 6 significa que o aluno encontra-se no nível - Básico
A nota 7 até a nota 8 significa que o aluno encontra-se no nível - Adequado
A nota 9 até a nota 10 significa que o aluno encontra-se no nível - Acimado adequado
Estabelecer uma reflexão crítica sobre a formalização dos direitos da cidadania e as suas possibilidades de efetivação. |
Ler, interpretar e analisar o texto e a partir dai produzir seu próprio texto respondendo as indagações do autor. |
A partir desses critérios a menção da sua nota será de 1 a 10, sendo que:
A nota 1 até a nota 4 significa que o aluno encontra-se no nível - Abaixo do básico (recuperar)
A nota 5 até a nota 6 significa que o aluno encontra-se no nível - Básico
A nota 7 até a nota 8 significa que o aluno encontra-se no nível - Adequado
A nota 9 até a nota 10 significa que o aluno encontra-se no nível - Acimado adequado
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