segunda-feira, 18 de maio de 2020

Física 1º D – Professora Valdimercia Semana de 18/05/2020 à 22/05/2020Física 1º D – Professora Valdimercia - Semana de 18/05/2020 à 22/05/2020

Física 1º D – Professora Valdimercia                                   Semana de 18/05/2020 à 22/05/2020


Olá alunos!
O aluno que realizou a pesquisa da semana do dia 11/05 à 15/05, só vai copiar as questões e responde-las.
Já o aluno que não realizou a pesquisa: Primeira Lei de Newton copie a parte teórica que fica valendo da semana de 11/05 a 15/05, depois copiem as questões e respondam que é referente  18/05 à 22/05.
Fazer o trabalho e as questões em uma folha separada (folha de caderno, almaço ou sulfite), respeitando margens, parágrafo e pontuação.
Não se esqueça de colocar nome, número, série, nome da disciplina e nome do professor.

Entrega: 22/05/2020 na escola, das 19h às 20h30.
                                                                                                         
Um Abraço, bom estudos a todos!

Primeira Lei de Newton

A Primeira Lei de Newton afirma que: "um objeto permanecerá em repouso ou em movimento uniforme em linha reta a menos que tenha seu estado alterado pela ação de uma força externa”.
Também chamada de Lei da Inércia ou Princípio da Inércia, ela foi concebida por Isaac Newton. Ele se baseou nas ideias de Galileu sobre a inércia para formular a 1ª Lei.
A 1ª Lei, junto com outras duas leis (2ª Lei e Ação e Reação) formam os fundamentos da Mecânica Clássica.

Inércia

Inércia é a resistência oferecida por um corpo à alteração de seu estado de repouso ou movimento. Quanto maior a massa do objeto, maior a inércia, ou seja, maior a resistência que este corpo oferece à alteração do seu estado.
Assim, a tendência de um corpo que se encontra em repouso é continuar em repouso, a menos que alguma força passe a atuar sobre ele. Da mesma forma, quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo em movimento é nula, ele continuará a mover-se.
Neste caso, o corpo terá um movimento retilíneo uniforme (M.R.U.), ou seja, o seu movimento será em linha reta e sempre com a mesma velocidade.




Para que haja alteração no valor numérico, na direção ou no sentido da velocidade de um corpo, é necessária que se exerça sobre este corpo uma força.
Exemplos:
  • Quando estamos dentro de um ônibus em pé e o mesmo freia bruscamente, por inércia, somos atirados para frente.
  • Quando um carro vai fazer uma curva é necessário que uma força atue, pois de outra forma o carro irá seguir em linha reta.
  • Ao puxar bruscamente a toalha que cobre uma mesa, os objetos que estão em cima, por inércia, ficam no mesmo lugar.
  • O uso do cinto de segurança baseia-se no princípio da inércia. Os passageiros de um veículo, ao colidir com um outro veículo ou numa freada mais brusca, têm a tendência de continuar em movimento. Desta forma, sem o cinto, os passageiros podem ser arremessados para fora do veículo ou bater em alguma de suas partes.

Exercícios sobre a primeira lei de Newton

1) Os encostos de cabeça estão presentes na maioria dos veículos atuais, uma vez que existe uma grande possibilidade de que os ocupantes de um veículo fraturem seus pescoços no caso de uma colisão na traseira do automóvel. O princípio físico capaz de explicar a necessidade dos encostos de cabeça é o(a):
a) primeira lei de Newton.
b) segunda lei de Newton.
c) lei da ação e reação.
d) teorema do empuxo.
e) equilíbrio de forças.

 2) A maioria das máquinas de lavar tem a função centrífuga, usada para promover a secagem parcial das roupas. O princípio físico que explica CORRETAMENTE o funcionamento do processo de centrifugação é o(a):
a) força centrífuga.
b) princípio da inércia.
c) rotação.
d) translação.
e) torque.

3) Em desenhos animados, é comum vermos cenas em que uma grande bigorna é solta, destruindo os pisos de vários andares até chegar ao chão. Apesar de exagerado, o comportamento da matéria é parecido com o que vemos nos cartuns. A explicação física para esse comportamento é dado pela:
a) lei da inércia, que afirma que corpos em movimento tendem a permanecer em movimento.
b) lei da ação e reação, que afirma que a força que a bigorna faz no chão é igual à força que o chão faz sobre a bigorna.
c) lei da gravidade, que explica que a bigorna somente cai em razão da ação da aceleração gravitacional.
d) lei da conservação da quantidade de energia, que afirma que toda a energia mecânica inicial é mantida constante.
e) lei de Coulomb, que afirma que a força de atração elétrica é responsável por acelerar a bigorna em direção ao solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário