quarta-feira, 6 de maio de 2020

SOCIOLOGIA - 1°A - 1°B - 1°C - 1°D - Sociologia - Profº Valério


SOCIOLOGIA- 1°A, 1°B, 1°C e 1°D - PROF.VALÉRIO

TEXTO
PESQUISA
QUESTIONÁRIO

INÍCIO 06 DE MAIO DE 2020 ENTREGAR ATÉ 18 DE MAIO DE 2020 PARA NOTA E PRESENÇA

Leia o texto, acesse e leia a pesquisa do site de Notícias Sou BH e depois responda o questionário no final da página que esta dentro do link. ATENÇÃO! Para você acessar o questionário você deve clicar no link no final do texto para entrar e responder, não precisa salvar , após responder , basta sair. Qualquer problema entre em contato com seu professor.

TEXTO 


Aula de revisão: A sociologia e o senso comum.



Por que estudar sociologia?
No começo do ano letivo, nós descobrimos juntos qual a importância de  estudar sociologia e como essa disciplina pode ajudar na sua formação como estudante  e na sua vida. Discutimos também porque as disciplinas  (matérias) aumentaram no 1° ano do ensino médio, lá no ensino fundamental eram 8 ou nove, agora são 15 matérias. Vamos recordar?
As disciplinas são agrupadas por área de conhecimentos, por exemplo, em quadro áreas da Ciência. Na área de Códigos e linguagens temos Português, Inglês/Espanhol, Educação Física e Arte. Na área das Ciências Exatas somente a matemática, na área das Ciências da Natureza, temos a Biologia, Química e Física (da natureza), nas Ciências Humanas são as disciplinas de Sociologia, Filosofia, História e Geografia. Nesse ano de 2020, os alunos e alunas tiveram acrescentados mais três matérias para contribuir com seu processo de escolarização e formação cidadã. São as aulas Eletivas, aulas de Tecnologia e aulas de Projeto de Vida.
Muito bem, uma coisa que devemos compreender é que nenhuma disciplina (matéria) e capaz de explicar todos os fenômenos (fenômenos são  coisas que acontecem na vida das pessoas e que modifica suas vidas,  uma enchente, a pandemia, uma peça de teatro,  manifestações políticas de grupos e até mesmo uma simples eleição para a chapa do Grêmio Estudantil da escola) cada área de conhecimento e cada disciplina podem contribuir para explicar uma parte do problema (fenômeno) que no final produzirá uma explicação cada vez mais completa a medida que as descobertas são realizadas, mas para isso acontecer é preciso que todas as áreas do conhecimento científico estejam trabalhando, ou seja , produzindo conhecimento.
Então, qual a importância da sociologia, ou melhor, como a sociologia pode ajudar nos meus estudos?
A sociologia como matéria (disciplina) da escola, diversas vezes foi tirada do currículo e voltou, desta vez, tudo indica que continuará a existir.
Pois bem, para simplificar a explicação, sociologia é uma ciência porque possui seu próprio método de investigação científica e busca explicar aquilo que é aceito ou não pela sociedade e como isso muda com o tempo. As explicações que a sociologia produz são diferentes das outras matérias por dois motivos, primeiro porque explica coisas da vida das pessoas e como elas se relacionam, são coisas invisíveis, que não percebemos, mas que orienta nossas ações na vida prática. Por exemplo, o racismo pode atrapalhar a vida de alguém (tanto aquele que pratica, quanto aquele que sofre)? O Racismo é uma coisa concreta, como ponte, embalagem de chocolate, celular? Tudo indica que não, mas nem por isso ele deixa de existir, então, voltamos a pergunta do início. O racismo pode atrapalhar as pessoas no seu desenvolvimento na sociedade?
A sociologia investiga o que é racismo quais são as suas causas e consequências, e apresentam dados científicos que comprovam que a sociedade com pessoas racistas existe maior quantidade de repressão violência, sociedades racistas tem menor desenvolvimento econômico, enfim  pessoas racistas possuem maior dificuldade em se adaptar a sociedade atual, mas tem também o racismo estrutural.





O que é Racismo estrutural?
 Pois bem, os estudos sociológicos concluíram que existe um tipo de racismo na sociedade que é praticado mesmo que a pessoa não perceba, isso é racismo estrutural, ou seja, está na estrutura da sociedade e é ensinado, quer dizer que sem perceber somos educados desde da infância a assumir posturas racistas. Felizmente isso tem diminuído na sociedade porque uma ciência chamada sociologia contribui para revelar que as diferentes sociedades no mundo não aceitam mais essa situação, mas que no passado recente, por exemplo, no século 19 no Brasil, a sociedade (minoria branca) foi escravizava , comprava e vendia seres humanos e a da população negra era representada por raça diferente da raça branca.  Atualmente isso mudou e comprovamos que raça é uma das formas, atualmente evitada, para dizer que as diferenças entre seres humanos (físicas) são de caráter étnico, isso que dizer que faz parte da diversidade étnica da humanidade.
Vamos partir de um exemplo mais simples: todos nós sabemos que o preço de uma boa bicicleta com alguns acessórios (R$700,00) é 58 vexes mais barato do que um carro popular (faça a conta), mas o que isso tem haver com a sociologia? Muitas coisas, primeiro, antigamente poucas pessoas podiam comprar se quer uma bicicleta quem diria um carro, isso era impossível, mas também a utilidade de um carro numa cidade pequena em que as distâncias eram pequenas (trabalho, escola, igreja) era dispensável por mais rica que a família ou pessoa fosse. Com o crescimento da cidade as pessoas começaram a morar longe do que era próximo daí houve necessidade de transporte, a bicicleta começou a ser fabricada em maior quantidade e o preço foi diminuindo, os bairros foram se formando cada vez mais distante, dai, as pessoas continuaram sem condições de comprar um carro, mas a prefeitura inaugura o transporte público com ônibus facilitando a ligação entre bairro e centro da cidade, certo.
Mas o que isso tem haver com a sociologia?
Tem tudo haver, porque outras matérias não tem como objeto de conhecimento  por exemplo, investigar o desenvolvimento econômico de uma cidade , como ela produz riqueza e quem tem acesso a essa riqueza (quem é pobre e quem é rico nessa sociedade). As condições matérias (reais) de existência de como se produz a riqueza de pouco e como muitos trabalham para esse elite ( a turma do camarote)  é estudado pela sociologia para verificar como e por quê as desigualdades (diferença de vida entre os pobres e ricos) sociais são produzidas por pessoas nas mais diferentes sociedade e culturas. Mas daí surgirá outra pergunta, mas o que eu tenho haver com isso? Pra que eu preciso saber disso?
Muito bem, todos nós vivemos em sociedade, alias sempre que você pronunciar a palavra sociedade lembre-se que está dizendo nós, sociedade = a toda vez que dizemos nós! Você sua família, seus amigos, seus professores, as pessoas próximas e distantes vivem em sociedade, em grupos grandes ou pequenos, vivem se relacionando uns com os outros, no trabalho, na escola, na igreja (etc.), ou seja, produzindo a vida que temos, portanto em que posição social  você pretende chegar no futuro próximo?
Qual é o seu lugar na sociedade?
Quais são as chances reais de crescimento nos estudos e no trabalho que  possibilitará a conquista de uma vida confortável?
 A oportunidades de acesso a escola, saúde, lazer e etc, são iguais independente da sua condição de nascimento ( nascer numa família rica ou pobre)?
 Até que ponto minha fé, foco e força são suficientes para alcançar um nível de condições materiais de vida que possibilite continuar a estudar, me formar, e  ter um trabalho bem remunerado?

 Somente a minha vontade, crença e determinação são suficientes para ser um empresário bem sucedido?  Não, você precisa além da sua vontade, crença, e determinação um capital (dinheiro) para começar seu negócio, sua empresa, precisará de que pessoas confiem na sua disposição em produzir riqueza, por isso, as desigualdades são estudas pela sociologia, para compreendermos como podemos produzir um a sociedade que ofereça  mais oportunidade de mobilidade social ( sair de uma classe social e ascender ou descer para outra classe social) . A sociologia busca explicar quais são os mecanismos invisíveis que promovem ou impedem pessoas e grupos sociais o acesso a escola, saúde, moradia, cidadania enfim a vida em sociedade, por isso todos nós sofremos com o senso comum.


O que é senso comum?
Aprendemos que a sociologia é uma ciência do campo do conhecimento humano que procura responder as questões da vida em sociedade.
Podemos compreender o senso comum de três formas:
Primeiro, tudo aquilo que  pensamos e fazemos na vida é  real depende somente da nossa vontade,  tudo é natural ninguém criou a violência contra o idoso, a miséria , o analfabetismo e etc. Tudo está estático num mundo em ordem, portanto  sempre existiu antes do meu nascimento e nunca foi modificado.  
Segunda explicação, nossa forma de compreender a vida as vezes é coberto de falsas percepções, seria como usar um óculos que embaça nossa visão e compreensão do que estamos vivendo ,por exemplo, usamos frases para justificar as coisas no mundo e até mesmo para pro fim numa conversa. “ Lugar de mulher é no fogão”, “política, religião e futebol não se discute” , “a garota foi atacada na rua, mas também com aquela roupa que ela estava usando, só podia acontecer isso” essas frase do senso comum explicam os problemas sociais invisíveis da sociedade, tais como o papel social do idoso na sociedade , o machismo e falta de cultura do argumento para debater assuntos importantes sem massacrar seu interlocutor. Tudo isso é fruto do senso comum.
Por final, o senso comum serve como explicações definitivas ( sem comprovação da verdade, sem profundidade)  para encerrar uma discussão ou dúvida com a intenção de  deixar as coisas como estão e são, ou seja, para conservar situações que precisam ser compreendidas, debatidas e modificadas pela sociedade, porque são prejudiciais ao nosso desenvolvimento como pessoas e sociedades , por exemplo:

Mulher tem que se dar ao respeito.
Mulher ao volante, perigo constante.
Pode ser gay, mas não precisa beijar em público.
Não sou preconceituoso, até tenho um amigo negro.
Toda negra ou mulata tem samba no pé.

Resumindo; O senso comum é a nossa percepção superficial da realidade social que compartilhamos uns com os outros e tomamos como real, natural  e verdadeiras as  situações do nosso cotidiano. Não se trata de combater o outro que usa o  senso comum, mas compreender porque ele usa essa forma de pensamento e  qual é seu hábito ,costume e  intenção que diz uma frase como “ Não sou preconceituoso, até tenho um amigo negro” . 

Na próxima aula vamos estudar o que são fatos sociais e um dos métodos de pesquisa da sociologia. 

leia a pesquisa do site Notícias Sou BH sobre o preconceito e o senso comum nas regiões brasileiras para responder a pergunta n°3 do questionário 
 🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻
Para ler a pesquisa do site Notícias Sou BH. CLIQUE AQUI . atenção resposta da questão n°3 está nessa matéria




Após ler o texto , ler a pesquisa e anotar em seu caderno o que você compreendeu, acesse o questionário abaixo para responder . Vale nota e presença
🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻

QUESTIONÁRIO DE SOCIOLOGIA 1°EM - VALE NOTA E PRESENÇA  












Nenhum comentário:

Postar um comentário