SOCIOLOGIA - 2°A, 2°B, 2°C, 2°D –
PROF. VALÉRIO
1° bimestre de 2020
Início 05 de maio de 2020 (terça feira)
Responder e enviar até o dia 18 de maio de 2020.
Na aula passada nós
conhecemos um pouco do processo de formação do povo brasileiro, chegou a hora
de compreendermos o estrangeiro do ponto de vista da sociologia. Para
alcançarmos o entendimento, vamos conhecer um pouco o processo de imigração e a
sua importância na formação do Brasil rural e urbano onde nós vivemos.
No Brasil, no final do século 19
e começo do século 20 recebeu uma quantidade enorme de imigrante (que entra num país para viver nele)
de vários países (Suíça, Itália, Rússia, Japão, Espanha, Líbano, Armênia,
Polônia) em busca de melhores condições de vida, fugindo das guerras e da
fome que assolavam vários continentes do
planeta, ao chegar no Brasil, foram encaminhados para trabalhar nas lavouras e
nas cidades, mas também foram incorporados
ao recente processo de industrialização.
Imigração japonesa
No Brasil, a industrialização
aconteceu ao mesmo tempo em que as cidades começaram a crescer, nossa gente
vivia no campo (roça), alias, se você perguntar para seus avós com certeza
ouvirá narrativas de histórias de vidas marcadas por familiares que
vieram de outro pais, ou de outras regiões do Brasil para morar na cidade
deixando os sítios e fazendas que trabalhavam.
Casa de sítio
Então vamos investigar os motivos
que levaram família inteiras saírem do campo (roça) e procurar se
estabelecer nas cidades, bem como os motivos que levaram pessoas e famílias de
outros países emigrarem para o Brasil?
Podemos olhar para dois processos
sociais de movimentações de seres humanos que produziram as cidades, ou melhor,
a cidade que vivemos.
O primeiro fenômeno aconteceu com
maior intensidade entre o final do século 19 e começo do século 20, estamos nos
referindo aos imigrantes que chegaram no Brasil. Você gostaria de deixar seu
país , seus familiares, o lugar que você nasceu?
Muitos dirão que sim no primeiro
momento, mas as incertezas do que encontrarão em outro país (idioma, cultura e
etc.) muitas vezes são barreiras, na sua maioria, pessoas não deixam seus país de origem, abandonam porque não encontra mais condições
de viver e prosperar, no caso expulsos ou fugindo da violência da guerra, fome,
desemprego e qualquer forma de perspectiva de futuro.
Imigrações de Venezuelanos na fronteira ado Brasil
Concomitante a esse processo de
crise na Europa, no Brasil no final do século 19 com o fim ou limitação do
trabalho escravo, ou seja, com a abolição da escravidão o recém-governo
republicano com a intenção de “modernizar” o país busca colocar em prática uma
política de eugenia, ou seja, de embranquecimento da população brasileira
incentivando a imigração da Europa para o Brasil, ao mesmo tempo em que tentava
romper com o passado recente monárquico, mas uma situação deve ser observada. A
mesma oligarquia (preponderância
de um pequeno grupo no poder) que apoiava o Imperador é a
mesma que derrubará o Reinado de Dom Pedro II pondo fim a mais de 80 anos de
monarquia. A mudança de regime fez com que o Governo Republicano que na sua
maioria era de militares apoiados por oligarquias nacionais e que por sua vez
também enfrentavam várias disputas dentro do país.
A proclamação da República no Brasil , não foi
um processo de progresso organizado, foi um período de vários levantes
regionais e manifestações, esse período é marcado pelo messianismo, com a
guerra de Canudos e a revolta do Contestado. Foi nesse caldo de problemas que o
Brasil recebe imigrantes que serão importantes numa determinado momento do processo de urbanização e industrialização do
país. Mas, ainda assim a proporção de imigrantes europeus era menor comparado
com a massa humana de escravos recém-libertos. A população brasileira na sua
maioria era formada por negros, transplantados de forma violenta e desumana na
condição de escarvo da África e também nascidos no Brasil. Foi essa população
que o governo republicano recém-proclamado abandonou a sua própria sorte sem
nenhum tipo de política pública para realizar a passagem da escravidão para o
trabalho livre. Dada essas condições de existência, a população brasileira de
maioria negra foi abandonada a própria miséria, vivendo no abandono nas cidades
e muitos continuaram a trabalhar nas fazendas em condições análogas a
escravidão que acabara de ser proibida anos antes. Devemos observar que o
processo de Proclamação da República não modificou a realidade escravista no Brasil.
Dentro desse período histórico, as mudanças foram rápidas, por isso a pressa em
converter o que era velho (Monarquia) em
o que seria o novo (República).
Revolta da Armada foi um movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha ... Em novembro de 1891, registrou-se como reação à atitude do presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca
O processo de imigração,
emigração e migração é um tema estudado pela sociologia, porque envolve
mudanças sociais na vida das pessoas. Seres humanos deixam sua cultura de
origem e são obrigadas ou
voluntariamente a se adaptarem em outra cultura, esse processo de adaptação com
o tempo, transforma a vida das pessoas que chegaram, bem como as que viviam aqui.
Concomitante ao processo de
urbanização do Brasil ocorre de maneira rápida as migrações internas (de um
Estado para outro, de uma região para outra). Populações rurais vieram em busca
de uma imaginária condição de vida diferente, proporcionada pelo emprego em
fábricas, construção, comércio e tantos outros trabalhos que a cidade
necessitava para crescer economicamente.
E quem determinava o crescimento
da cidade?
Quem se dizia dono das
propriedades e parcelou as terras próximas da cidade e vendeu em lotes (terrenos)
para famílias construírem suas casas e também uma pequena porção de
pessoas ricas que construíram fábricas e outras que dominaram o comércio.
Assim, as pessoas das mais
diferentes regiões do Brasil, principalmente do interior vieram morar nas cidades.
Este processo de mudança de região e cidade dentro do país (até mesmo dentro do
próprio continente) é chamado de migração. Sem ser diferente do processo
histórico, boa parte da nossa gente em Mogi Guaçu migrou do campo para a cidade
e recebeu imigrantes de outros países. Podemos perceber esse processo na origem
(italiana, portuguesa, libanesa e espanhola) dos sobrenomes de algumas famílias
guaçuanas. Procure perceber alguns nomes de ruas da nossa cidade e conhecerá um
pouco desse processo de imigração europeu. Por outro lado, em Mogi Guaçu é
perfeitamente observável presença de muitas famílias do Sul de Minas, norte do
Paraná e atualmente do nordeste do Brasil. Procure saber o significado dos
nomes das ruas, por exemplo, no Jardim IpêIII, você encontrará várias nomes de
cidades do Paraná.
Podemos observar o crescimento da
nossa cidade impulsionado pelo trabalho e o desenvolvimento da economia através
da imigração e migração de seres humanos que deixaram seus lugares de origem
para buscar melhores condições de existência, sem fome, escassez de recursos e
principalmente melhores condições de saúde.
A mudança do modo de vida do
campo para a cidade, bem como nascer e viver uma parte da vida em outros países
e depois emigrar (ir embora de um
país para viver em outro) para o Brasil requer muito sacrifício. Esse
movimento de emigração produz uma situação difícil, pois imagine você
chegar num lugar sem saber o idioma, sem conhecer seus costumes, com mínima noção
de como você deve agir e do que aquela sociedade aceita como
comportamento correto e desejável. Pense que, até algum tempo atrás você vivia
com seus costumes familiares e agora terá que viver num lugar com outros
costumes, porém a adaptação não acontece de uma hora para outra, levará várias
gerações.
Este fenômeno de mudança social
necessita ser compreendido de forma diferente, por uma ciência que explique o
que mudou e o que ocasionou essa mudança, para compreendermos como somos e
quais são nossos valores morais/ação, assim precisamos entender o “estrangeiro”
do ponto de vista sociológico.
A
sociologia explica que acontece um fenômeno de aculturação que é
o processo de interação, integração e
troca entre culturas diferentes a partir de sua convivência no trabalho, na
educação, na religião, nops casamentos, enfim no convívio social, de forma que
a cultura de um sofre ou exerce influência sobre a cultural do outro. Essa
relação e interação dos costumes, quase sempre produzem outros tipos de
costumes (uma cultura que já não é a mesma da sua origem) aceitos e
compartilhados por todos.
A aculturação
não deve ser confundida com o fenômeno de assimilação cultural que
é um processo em que um grupo cultural assimila ou adota costumes e hábitos de outra
cultura, deixando seus costumes (nem todos) de lado. Isso é percebido na
migração do campo para a cidade. As rotinas da vida do campo são diferentes do
meio urbano (cidade), mas as pessoas assimilam rapidamente como é viver em uma
cidade, aprendendo a se locomover, trabalhar e educar sua família. Não podemos
esquecer que é bem mais fácil para uma família de brasileiros que migra da área
rural para a cidade se adaptar a vida urbana da cidade, porque de certa maneira
falamos português e mais ou menos compartilhamos alguns costumes semelhantes do
que, por exemplo, uma família de que emigra de outro pais de cultura
completamente diferente da nossa (brasileira).
A imigração e até mesmo a
migração podem ser motivos para determinado tipo de preconceito, por exemplo,
preconceito de classe social e xenofobia. Na próxima aula vamos abordar esse
tema, o preconceito como forma de poder sobre pessoas diferente de nós, principalmente
no trabalho.
Assista o
documentário da TV Al Jazira sobre a imigração recente de angolanos no
Brasil.
Braços
Abertos, Portas Fechadas - BrasilO Brasil atrai muitos migrantes africano, mas
a realidade faz o sonho de uma vida melhor morrer? Documentário de
Fernanda Polacow e Juliana Borges - TV Al Jazeera.
A imigração e até mesmo a
migração podem ser motivos para determinado tipo de preconceito, por exemplo,
preconceito de classe social e xenofobia. Na próxima aula vamos abordar esse
tema, o preconceito como forma de poder sobre pessoas diferente de nós, principalmente
no trabalho.
PARA RESPONDER AO EXERCÍCIO DO
QUE VC COMPREENDEU SOBRE AS DIFERENÇAS SOBRE MIGRAÇÃO, IMIGRAÇÃO E EMIGRAÇÃO E
O FENÔMENO DE ACULTURAÇÃO E ASSIMILAÇÃO CULTURAL, ACESSE O LINK A BAIXO QUE
ABRIRÁ UM QUESTIONÁRIO QUE VOCÊ DEVERÁ RESPONDER PARA CONSEGUIR A PRESENÇA
E A NOTA DO 1° BIMESTRE.
ACESSE AQUI O QUESTIONÁRIO
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feito!
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