segunda-feira, 4 de maio de 2020

SOCIOLOGIA ATIVIDADE - 2°A, 2°B, 2°C, 2°D – PROF. VALÉRIO 1° bimestre de 2020


SOCIOLOGIA - 2°A, 2°B, 2°C, 2°D – PROF. VALÉRIO
1° bimestre de 2020

Início 05 de maio de 2020 (terça feira)
Responder e enviar até o dia 18 de maio de 2020.


 Na aula passada nós conhecemos um pouco do processo de formação do povo brasileiro, chegou a hora de compreendermos o estrangeiro do ponto de vista da sociologia. Para alcançarmos o entendimento, vamos conhecer um pouco o processo de imigração e a sua importância na formação do Brasil rural e urbano onde nós vivemos. 

No Brasil, no final do século 19 e começo do século 20 recebeu uma quantidade enorme de imigrante (que entra num país para viver nele) de vários países (Suíça, Itália, Rússia, Japão, Espanha, Líbano, Armênia, Polônia) em busca de melhores condições de vida, fugindo das guerras e da fome  que assolavam vários continentes do planeta, ao chegar no Brasil, foram encaminhados para trabalhar nas lavouras e nas cidades,  mas também foram incorporados ao recente  processo de industrialização.



Imigração japonesa

No Brasil, a industrialização aconteceu ao mesmo tempo em que as cidades começaram a crescer, nossa gente vivia no campo (roça), alias, se você perguntar para seus avós com certeza ouvirá narrativas de histórias  de vidas marcadas por familiares que vieram de outro pais, ou de outras regiões do Brasil para morar na cidade deixando os sítios e fazendas que trabalhavam.

Casa de sítio 


Então vamos investigar os motivos que levaram família inteiras saírem do campo (roça) e procurar se estabelecer nas cidades, bem como os motivos que levaram pessoas e famílias de outros países emigrarem para o Brasil?
Podemos olhar para dois processos sociais de movimentações de seres humanos que produziram as cidades, ou melhor, a cidade que vivemos. 
O primeiro fenômeno aconteceu com maior intensidade entre o final do século 19 e começo do século 20, estamos nos referindo aos imigrantes que chegaram no Brasil. Você gostaria de deixar seu país , seus familiares, o lugar que você nasceu?

Muitos dirão que sim no primeiro momento, mas as incertezas do que encontrarão em outro país (idioma, cultura e etc.) muitas vezes são barreiras, na sua maioria,  pessoas não deixam seus país de origem,  abandonam porque não encontra mais condições de viver e prosperar, no caso expulsos ou fugindo da violência da guerra, fome, desemprego  e  qualquer forma de perspectiva de futuro.


Imigrações de Venezuelanos na fronteira ado Brasil 

Concomitante a esse processo de crise na Europa, no Brasil no final do século 19 com o fim ou limitação do trabalho escravo, ou seja, com a abolição da escravidão o recém-governo republicano com a intenção de “modernizar” o país busca colocar em prática uma política de eugenia, ou seja, de embranquecimento da população brasileira incentivando a imigração da Europa para o Brasil, ao mesmo tempo em que tentava romper com o passado recente monárquico, mas uma situação deve ser observada. A mesma oligarquia (preponderância de um pequeno grupo no poder) que apoiava o Imperador é a mesma que derrubará o Reinado de Dom Pedro II pondo fim a mais de 80 anos de monarquia. A mudança de regime fez com que o Governo Republicano que na sua maioria era de militares apoiados por oligarquias nacionais e que por sua vez também enfrentavam várias disputas dentro do país.
 A proclamação da República no Brasil , não foi um processo de progresso organizado, foi um período de vários levantes regionais e manifestações, esse período é marcado pelo messianismo, com a guerra de Canudos e a revolta do Contestado. Foi nesse caldo de problemas que o Brasil recebe imigrantes que serão importantes numa determinado momento do  processo de urbanização e industrialização do país. Mas, ainda assim a proporção de imigrantes europeus era menor comparado com a massa humana de escravos recém-libertos. A população brasileira na sua maioria era formada por negros, transplantados de forma violenta e desumana na condição de escarvo da África e também nascidos no Brasil. Foi essa população que o governo republicano recém-proclamado abandonou a sua própria sorte sem nenhum tipo de política pública para realizar a passagem da escravidão para o trabalho livre. Dada essas condições de existência, a população brasileira de maioria negra foi abandonada a própria miséria, vivendo no abandono nas cidades e muitos continuaram a trabalhar nas fazendas em condições análogas a escravidão que acabara de ser proibida anos antes. Devemos observar que o processo de Proclamação da República não modificou a realidade escravista no Brasil. Dentro desse período histórico, as mudanças foram rápidas, por isso a pressa em  converter o que era velho (Monarquia) em o que seria o novo  (República).

Revolta da Armada foi um movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha ... Em novembro de 1891, registrou-se como reação à atitude do presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca

O processo de imigração, emigração e migração é um tema estudado pela sociologia, porque envolve mudanças sociais na vida das pessoas. Seres humanos deixam sua cultura de origem e são  obrigadas ou voluntariamente a se adaptarem em outra cultura, esse processo de adaptação com o tempo, transforma a vida das pessoas que  chegaram, bem como as que viviam aqui.    
Concomitante ao processo de urbanização do Brasil ocorre de maneira rápida as migrações internas (de um Estado para outro, de uma região para outra). Populações rurais vieram em busca de uma imaginária condição de vida diferente, proporcionada pelo emprego em fábricas, construção, comércio e tantos outros trabalhos que a cidade necessitava para crescer economicamente.
E quem determinava o crescimento da cidade?
Quem se dizia dono das propriedades e parcelou as terras próximas da cidade  e vendeu em lotes (terrenos) para famílias construírem suas casas e também uma pequena porção de pessoas ricas que construíram fábricas e outras que dominaram o comércio.

Assim, as pessoas das mais diferentes regiões do Brasil, principalmente do interior vieram morar nas cidades. Este processo de mudança de região e cidade dentro do país (até mesmo dentro do próprio continente) é chamado de migração. Sem ser diferente do processo histórico, boa parte da nossa gente em Mogi Guaçu migrou do campo para a cidade e recebeu imigrantes de outros países. Podemos perceber esse processo na origem (italiana, portuguesa, libanesa e espanhola) dos sobrenomes de algumas famílias guaçuanas. Procure perceber alguns nomes de ruas da nossa cidade e conhecerá um pouco desse processo de imigração europeu. Por outro lado, em Mogi Guaçu é perfeitamente observável presença de muitas famílias do Sul de Minas, norte do Paraná e atualmente do nordeste do Brasil. Procure saber o significado dos nomes das ruas, por exemplo, no Jardim IpêIII, você encontrará várias nomes de cidades do Paraná.
Podemos observar o crescimento da nossa cidade impulsionado pelo trabalho e o desenvolvimento da economia através da imigração e migração de seres humanos que deixaram seus lugares de origem para buscar melhores condições de existência, sem fome, escassez de recursos e principalmente melhores condições de saúde.

A mudança do modo de vida do campo para a cidade, bem como nascer e viver uma parte da vida em outros países e depois emigrar (ir embora de um país para viver em outro) para o Brasil requer muito sacrifício. Esse movimento de emigração produz uma situação difícil, pois imagine você chegar num lugar sem saber o idioma, sem conhecer seus costumes, com mínima noção de como você deve agir e do que aquela sociedade  aceita como comportamento correto e desejável. Pense que, até algum tempo atrás você vivia com seus costumes familiares e agora terá que viver num lugar com outros costumes, porém a adaptação não acontece de uma hora para outra, levará várias gerações.

Este fenômeno de mudança social necessita ser compreendido de forma diferente, por uma ciência que explique o que mudou e o que ocasionou essa mudança, para compreendermos como somos e quais são nossos valores morais/ação, assim precisamos entender o “estrangeiro” do ponto de vista sociológico. 

A sociologia explica que acontece um  fenômeno de aculturação que é o processo de interação, integração e troca entre culturas diferentes a partir de sua convivência no trabalho, na educação, na religião, nops casamentos, enfim no convívio social, de forma que a cultura de um sofre ou exerce influência sobre a cultural do outro. Essa relação e interação  dos costumes, quase sempre produzem outros tipos de costumes (uma cultura que já não é a mesma da sua origem) aceitos e compartilhados por todos.

A aculturação não deve ser confundida com o fenômeno de assimilação cultural que é um processo em que um grupo cultural assimila ou adota costumes e hábitos de outra cultura, deixando seus costumes (nem todos) de lado. Isso é percebido na migração do campo para a cidade. As rotinas da vida do campo são diferentes do meio urbano (cidade), mas as pessoas assimilam rapidamente como é viver em uma cidade, aprendendo a se locomover, trabalhar e educar sua família. Não podemos esquecer que é bem mais fácil para uma família de brasileiros que migra da área rural para a cidade se adaptar a vida urbana da cidade, porque de certa maneira falamos português e mais ou menos compartilhamos alguns costumes semelhantes do que, por exemplo, uma família de que emigra de outro pais de cultura completamente diferente da nossa (brasileira).


A imigração e até mesmo a migração podem ser motivos para determinado tipo de preconceito, por exemplo, preconceito de classe social e xenofobia. Na próxima aula vamos abordar esse tema, o preconceito como forma de poder sobre pessoas diferente de nós, principalmente no trabalho. 

Assista o documentário da TV Al Jazira sobre a imigração recente de angolanos no Brasil. 



Braços Abertos, Portas Fechadas - BrasilO Brasil atrai muitos migrantes africano, mas a realidade faz o sonho de uma vida melhor morrer? Documentário de Fernanda Polacow e Juliana Borges - TV Al Jazeera.



A imigração e até mesmo a migração podem ser motivos para determinado tipo de preconceito, por exemplo, preconceito de classe social e xenofobia. Na próxima aula vamos abordar esse tema, o preconceito como forma de poder sobre pessoas diferente de nós, principalmente no trabalho. 

PARA RESPONDER AO EXERCÍCIO DO QUE VC COMPREENDEU SOBRE AS DIFERENÇAS SOBRE MIGRAÇÃO, IMIGRAÇÃO E EMIGRAÇÃO E O FENÔMENO DE ACULTURAÇÃO E ASSIMILAÇÃO CULTURAL, ACESSE O LINK A BAIXO QUE ABRIRÁ UM QUESTIONÁRIO QUE VOCÊ DEVERÁ RESPONDER PARA CONSEGUIR A PRESENÇA E A NOTA DO 1° BIMESTRE.

ACESSE AQUI O QUESTIONÁRIO




Início 05 de maio de 2020 (terça feira)
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