MATERIAL PARA ESTUDO SEGUNDO ANO “C”
PROFESSOR TOM
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
Densidade
demográfica corresponde à distribuição da população em uma determinada área. Também chamado de densidade populacional ou
população relativa, esse índice demográfico representa, portanto, uma média
entre a área de um determinado lugar e o total de habitantes que nela se
encontram.
O
resultado obtido por meio do cálculo da densidade demográfica permite analisar a população de um determinado lugar, como ela é
distribuída e quais são os fatores que influenciam os níveis de concentração de
indivíduos em uma mesma área.
Como calcular?
Primeiramente, para que seja realizado
o cálculo da densidade demográfica, é preciso obter as informações sobre o
número total de habitantes e também qual a extensão da área. Recolhidas as
informações, o cálculo é feito da seguinte maneira:
·
Divide-se o número
total de habitantes pela área.
Veja um exemplo:
O
exemplo dado acima mostra que um determinado lugar, cuja área é de 300.000 km2 possui
em seu território 1.000.000 de habitantes. Dividindo o número de habitantes
pela extensão territorial do local em questão, obtém-se um resultado de
aproximadamente 3 habitantes a cada quilômetro quadrado.
Para que serve a densidade demográfica?
A
densidade demográfica ou o estudo da população relativa é de suma importância
para entender a dinâmica populacional de um determinado lugar. O resultado do
cálculo feito para obter a densidade demográfica diz muito sobre algumas
características de uma determinada área. A partir do índice, podemos afirmar se
uma área é pouco ou muito povoada ou se é pouco ou muito populosa. Mas você
sabe a diferença entre populoso e povoado?
O mito da
democracia racial no Brasil
Por Francisca Reis da Silva Barros Menzel – doutoranda em
ciências jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa.
Segundo notícia publicada na BBC, em 12 de setembro de 2014,
após pesquisas realizadas por técnicos a Organização das Nações Unidas concluiu
que o Brasil vive um “mito de democracia racial”, que há “um racismo
institucionalizado”; uma “ideologia de embranquecimento” na sociedade
brasileira e que boa parte dela nega a existência desse problema social.
E diz mais, que o racismo permeia todas as áreas da vida, a
demonstrar o abismo social entre negros e brancos.
Pois bem, entende-se o racismo como uma ideologia ou teoria que
atribui as características intelectuais, culturais e de personalidade do ser
humano ao seu biótipo, sua origem ou a sua cor. Por esse critério muitas
pessoas acreditam na supremacia de uma raça, que considera superior.
Já a discriminação racial, nos termos da lei, é “qualquer
distinção, exclusão, restrição ou preferência, em qualquer área da vida pública
ou privada, cujo propósito ou efeito seja anular ou restringir o
reconhecimento, gozo ou exercício, em condições de igualdade, de um ou mais
direitos humanos e liberdades fundamentais consagrados nos instrumentos
internacionais aplicáveis aos Estados Partes”(artigo 1º da
Convenção Interamericana Contra o Racismo, a Discriminação racial e
formas correlatas de intolerância.
No Brasil, em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a
Lei Áurea, contudo, após a comemoração que teria durado cerca de 03 dias, os
ex-donos de escravos reuniram todos os negros e mandaram embora, sem-terra, sem
comida, sem dinheiro, sem sapatos, vestidos em roupas velhas de algodão grosso.
Iniciou-se a saga do negro brasileiro que se reflete em dias
atuais, já que o maior contingente de pessoas em condições precárias de vida
são os negros.
Assim, aqueles que também foram responsáveis pela construção do
País ficaram à mercê de sua própria sorte e como diz o ditado popular “sem eira
e nem beira”.
Além do abandono e de toda ordem de abusos no Brasil passou-se
adotar uma política de embranqueamento, que tinha dentre seus defensores
no início século XX João Baptista de Lacerda, que pregava a ideia de que
deveria ser acolhido o maior número possível de imigrantes europeus brancos
para gerar brasileiros brancos, bem como deveria haver cruzamento entre brancos
e negros para terem filhos mais claros, diminuindo-se os traços negroides e
aumentando-se população branca .
Essa tese repercutiu negativamente também na população negra que
abandonando suas origens, sua história e sua cultura passou a acreditar que
precisava ser branco ou pelo menos de “alma branco” para ser acolhida na
sociedade. E assim, parte dos negros também se tornaram racistas.
Ressalte-se que no Brasil não existe uma segregação formal,
todavia é patente a segregação material evidenciada pelo abismo social entre
brancos e negros.
Além da precariedade que assola as comunidades negras, essa
realidade é ainda mais nociva em razão da institucionalização de uma filosofia
de que o negro é um ser incapaz e que serve apenas para servir aos brancos, o
que se reflete na própria postura de muitos negros, que passivamente toleram
atos agressivos a sua dignidade.
Não bastasse, para que o negro fosse aceito em determinado grupo
social era preciso que aceitasse todas as provocações racistas, e ainda ser um
serviente, negando-se a si mesmo.
A passividade do negro em não reclamar seus direitos deu ao
Brasil título de Pais com democracia racial, traduzindo a ideia de que não há
racismo ou discriminação racial, o que não deixa de ser uma falácia, já que a
realidade estar a demonstrar que o negro brasileiro não tem o mesmo tratamento
que o branco.
Com efeito, a realidade discriminatória é demonstrada por dados
estatísticos, em que se registra a diferenciação material entre negros e
brancos.
Cumpre frisar, que o índice de analfabetos no seio da população
negra é o dobro em comparação à população branca. Também é constatado que as
maiores vítimas de violência são os negros, principalmente na infância quando o
racismo causa consequenciais mais graves ao ser humano.
Aliado a isso, a discriminação no ambiente laboral não se limita
apenas aos salários, mas a todo conjunto ambiental trabalhista já que as
maiores vítimas de assédio moral e os que ganham os menores salários são negros).
Como se não bastasse, os negros, via de regra, trabalham nas
funções menos significativas. E aqui, cumpre frisar, que quando o negro é um
servidor público a ele são atribuídas as atividades consideradas menos
importantes, independentemente de sua qualificação.
Segundo dados divulgados em 18.11.2016 no site Portal
da Propaganda do IBGE, “82,6% dos negros afirmam que a cor da pele
influência nas oportunidades de trabalho. Uma realidade que se confirma em
outros números: profissionais negros ganham em média 36% menos que os brancos,
ocupam apenas 18% dos cargos de elite e são 60,6% dos desempregados. Entre os
muitos fatores que mais contribuem para essas estatísticas, está o Racismo
Institucional, problema que se manifesta quando instituições públicas ou
privadas atuam de forma diferenciada em relação a uma pessoa por conta da sua
origem étnica, cor ou cultura, privando-a de oportunidades profissionais e
sociais diariamente”.
Esses são dados alarmantes em um Pais que se considera não
racista e que diuturnamente viola a dignidade do ser humano a jogar por terra
um dos fundamentos da República.
Essa prática precisa acabar e não devemos aceitar, pois com
disse Martin Luther King, o líder que lutou contra a segregação racial nos
Estados Unidos na celebre frase “Quem aceita o mal sem protestar, coopera com
ele”.
Feito
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