Atividade 3°A, 3°B - PROJETO DE VIDA -
Prof. José Valério
Atividade da semana do dia 18 a 22 de maio, para ser entregue na sexta feria, 22 de maio das 11h:00 as 12h:30 na escola na coordenação pedagógica. Responder numa folha separada (almaço, sulfite ou folha de caderno) com cabeçalho e identificação, nome , série , turma data e disciplina.
PRIMEIRA CONVERSA OU A
CONVERSA QUE NÃO TIVEMOS
TEMPO DE ESTICAR NAS NOSSAS AULAS DE PROJETO DE VIDA.
Olá, alunas e alunos, no ano letivo de 2020 iniciou a disciplina de
Projeto de Vida, na atribuição de aulas (processo de escolha das aulas e turmas)
resolvi ministrar as aulas de Projeto de Vida. Sabia que seria um desafio por
ser a primeira vez que faria isso, mas frequentei um curso de capacitação e
considerei que a minha experiência profissional ( não somente como professor) poderia colaborar com vocês, ;aceitei o
desafio por vários motivos, entre eles:
A – Tenho uma longa formação profissional na área de jornalismo e
publicidade, pois trabalharei por mais de 25 anos como fotógrafo, na primeira
fase da minha vida em vários jornais e na segunda fase profissional, no meu
próprio estúdio (minha empresa).
B – Trabalhei diretamente com várias empresas da nossa região, de Campinas
e São Paulo até o ano de 2011, por esse motivo, possuo alguma experiência que
pode ser útil, principalmente sobre ética profissional.
C – Faço parte de uma Associação de apoio a educação que mantém um
cursinho preparatório para os vestibulares e ENEM, sou diretor financeiro da
entidade e trabalho também no suporte pedagógico na preparação do currículo e
das oficinas de aprendizagem. Esse cursinho funciona todos os sábados no bairro
do Iguatemi numa escolinha de educação infantil desativada que fica uma rua
antes da ponte da Gutierrez. Nesse momento estamos com as oficinas de
conhecimento suspensas, mas estamos transmitindo LIVEs todos os sábado.
D – Aceitei ser o professor de Projeto de Vida porque tenho alguma coisa
para entregar para vocês e não somente por causa de mais algumas aulas no meu
salário. O desafio é grande e para os alunos ainda maiores. Para alguns essa
disciplina pode parecer perda de tempo, mas para outros pode valer de alguma coisa
na disputa por um lugar socialmente aceito na sociedade.
Tivemos pouco tempo para conversar e iniciar nossas aulas, conseguimos
até pouco tempo, antes da interrupção das aulas, uma sala que já existia, mas
que precisava ser modificada com mais conforto para vocês. Mais uma vez alguns
entenderam a proposta da sala, outros ainda não alcançaram o entendimento e
pode ser que considerem a sala somente como um lugar diferente sem determinas obrigações.
Entendo perfeitamente esse comportamento, pois existe uma crença injustificada
de que algumas matérias (disciplinas do currículo) são mais importantes na sua
formação escolar, mas que escola é essa? Qual é o seu objetivo?
Pode parecer bobagem, mas já pensaram que todos os seus professores foram
alunos? Que todos estudaram trigonometria, interpretação de texto, um segundo
idioma (tive oportunidade de estudar francês e inglês, é certo que domino um
pouco a leitura, mas não tenho fluência na comunicação), portanto, determinadas
matérias (disciplinas) do currículo até certo ponto do conhecimento podem receber
apoio na aprendizagem de outros professores, isso não é impossível, basta planejamento
e orientação.
Caberia nessa conversa algumas dúvidas, por exemplo, o professor deixa de
ensinar sua própria matéria (disciplina)? Meu argumento (e de tantos outros
educadores) é que o professor não deixará de ensinar, por exemplo, matérias
específicas como Sociologia, História ou Filosofia, mas pode apoiar a aprendizagem
do que existe de matemática e português na matéria de Sociologia, História e
Filosofia. Compreendem? Conseguem
entender? Esse tipo de ensino é chamado de interdisciplinar, vários
conhecimentos caminhando juntos para desenvolver as habilidades exigidas no
mundo do trabalho (emprego), na continuação dos seus estudos (universidade e
faculdade) e na formação da cidadania.
Mas o que isso tem haver com a disciplina de Projeto de Vida ?
Muita coisa, por exemplo, as horas do dia fora dos muros da escola nas
nossas vidas não são divididas em 1ª aula Matemática, 2°aula Português,3° aula,
4° aula... No mundo sensível, material, psicológico e biológico, ou seja, nas
nossas vidas, precisamos mobilizar todos os conhecimentos para conseguir pensar,
produzir, viver e se relacionar com as outras pessoas e com a sociedade,
lembre-se que os seus sonhos, suas esperanças e desejos não estão sozinhos,
muitos outros do seu lado também buscam a felicidade, buscam, as vezes, os
mesmos sonhos, esperanças e desejos, isso acontece porque decidimos viver em
sociedade.
A partir deste momento e após
replanejar, vamos retomar nossas aulas de Projeto de Vida, mas com foco na
nossa realidade local, ou seja, nossa escola, nossa cidade e nossos sonhos, por
isso preciso que vocês respondam algumas questões para preparamos o nosso
caminho de aprendizagem e desenvolvimento
de habilidades e competências para resolver os desafios que estão por vir em suas vidas e olha
que são muitos!
Situação de
Aprendizagem 1° Momento
SEJA BEM-VINDO
Apesar dos acontecimentos,
este é o seu ultimo ano do Ensino Médio.
Ha quem encare isso como um
fim. E possível também perceber este momento como um começo.
Com base em toda a bagagem
que você possui, e importante que reveja as suas rotas para se certificar que
as escolhas que fez ate aqui estão levando você na direção do seu sonho. Vamos refletir
sobre esse momento decisivo da sua vida.
Responda as seguintes questões.
(Responda numa folha
separada com cabeçalho contendo sua identificação, só assim será possível
registrar sua presença e emitir uma nota bimestral e entregue na escola na
sexta feira, 22 de maio, das 11h:00 as 12h:00 ).
1 - Para você, o que ele simboliza o
final do Ensino Médio?
2 - Assim sendo, escreva como a sua experiência
ao longo da sua vida escolar e importante para você se sentir preparado(a) para
buscar seus sonhos.
3 - Existe algo que você gostaria que
fizesse parte das aulas de PV? O que? Converse com os seus colegas e professor
sobre isso.
Situação de
Aprendizagem 2° Momento
Considerando as suas
experiências e expectativas sobre o que você pensa sobre as afirmações abaixo,
registre após responder as questões.
• O ingresso no mercado de
trabalho e sucesso profissional é uma consequência natural da escola e de um
curso no ensino superior.
• A globalização, o rápido
e constante avanço tecnológico e a geração, diversificação e acumulação de
conhecimento vem provocando uma nova e surpreendente dinâmica no mundo do
trabalho.
• Escolher uma profissão e
muito mais que fazer uma opção por um curso de graduação ou técnico; por uma
carreira numa organização ou pelo negocio que se pretende empreender. Essa
escolha e, na verdade, o reflexo de todo um plano traçado no Projeto de Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário