Prof. José Valério
Atividade da semana 18 a 22 de maio
Atividade da semana 18 a 22 de maio
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- Essa atividade deve ser entregue no dia 22 de maio, de acordo com a instruções da coordenação publicas nos grupos de WhatsApp.
- O que o aluno deve fazer:
Em uma folha separada (folha de caderno, almaço ou sulfite) escreva no cabeçalho as seguintes informações: Nome da Escola, nome do aluno, n° do aluno, série do aluno, turma do aluno, data da entrega e nome da Disciplina de Sociologia e nome do professor.
- Após essa identificação, o aluno deve proceder a leitura do texto que está publicado aqui no blog e escrever na folha separada uma interpretação do seu entendimento sobre o texto, isso significa conseguir responder no seu texto as indagações do autor.
“ATENÇÃO, NÃO É PARA FAZER E ENTREGAR ATIVIDADE COMO SE FOSSE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS E RESPOSTAS.”
O aluno deve escrever um texto contínuo com parágrafos. O texto deve apresentar/expressar os seguintes questionamentos do autor:
O que o autor está analisando?
Qual é ideia que o autor defende?
Com quais argumentos?
Texto para leitura e interpretação:
O SER HUMANO É UM SER SOCIAL.
Os seres humanos são seres sociais, isso significa que as ideias, crenças, valores, símbolos, conhecimento, profissão, idioma e sentimentos não nascem com as pessoas, mas são ensinados em diversas etapas da vida através da convivência entre os indivíduos na família, escola, religião, trabalho e no lazer.
Do ponto de vista sociológico ( como a sociologia produz o conhecimento científico) o comportamento humano em sociedade, pode ser caracterizado através da combinação de vários fatores, dentre eles, os mais importantes que nos ajuda a compreender como e porque buscamos a proteção da vida em sociedade são:
1º - A preservação da vida, pois o instinto de sobrevivência do ser humana é extremamente forte e viver em grupo ajuda na proteção.
2º - A capacidade humana de nomear objetos e sentimentos e fazer-se entender através dessa comunicação. O que chamamos de linguagem.
3º - A Habilidade de transformar a natureza de acordo com as suas necessidades de sobrevivência. Transformar a natureza significa plantar, colher , construir casas , fazer estradas enfim tudo aquilo que inventamos e usamos.
4º - A relação dos conhecimentos herdados do nosso grupo social e que utilizamos para viver.
5º - A capacidade de pensar, questionar, criar e resolver problemas.
6º - A capacidade de registrar os acontecimentos, através da oralidade e da escrita e dotar de sentido esses acontecimentos. O que chamamos de História.
7° - A capacidade de compreender e explicar os fenômeno naturais e criados por nós (artificiais) utilizando o pensamento e método científico.
Como ser que aprende (inteligível), o homem busca compreender a realidade que o cerca dotando de sentido suas ações, ao mesmo tempo em que estabelece relações sociais capazes de responder às expectativas humanas de um futuro capaz de harmonizar a sua existência e os recursos naturais, por isso, as pessoas vivendo em sociedade são produtoras de cultura ( capacidade de transformar a natureza para a sua sobrevivência) e produtos da sua própria cultura, por isso, necessitam uns dos ouros para sobreviver, comunicar-se, criar símbolos, formas de expressão cultural e perpetuar a espécie.
Somos moldados e ensinados no meio social em que nascemos, através da nossa família, amigos, religião e as diversas instituições que moldam nossa forma de pensar e agir.
O indivíduo é o produto do meio em que é socializado, por isso, nada no ser humano é natural (forma de pensar e agir), tudo é inventado e ensinado entre nós. Mas, a sociedade não é uma mera soma de pessoas , por que inventamos as instituições sociais (família, escola, empresas, religiões) que pretendemos organizar a vida em sociedade, incluindo nessa organização nossa capacidade de utilizar a política para organizar ainda mais a sociedade.
O indivíduo é o produto do meio em que é socializado, por isso, nada no ser humano é natural (forma de pensar e agir), tudo é inventado e ensinado entre nós. Mas, a sociedade não é uma mera soma de pessoas , por que inventamos as instituições sociais (família, escola, empresas, religiões) que pretendemos organizar a vida em sociedade, incluindo nessa organização nossa capacidade de utilizar a política para organizar ainda mais a sociedade.
A sociologia explica isso como socialização inicia quando nascemos e só termina com a nossa morte, porque nunca deixamos de aprender durante a nossa vida, sendo que o primeiro processo de socialização acontece a partir do nosso nascimento e se dá no núcleo da família, denominamos como socialização primária, já o segundo processo é classificado como socialização secundária que acontece através do contato do individuo com as instituições sociais que inventamos, tais como a escola, o mundo do trabalho e a religião.
Somos frutos do processo de socialização, ou seja, daquilo que aprendemos.
Somos frutos do processo de socialização, ou seja, daquilo que aprendemos.
*Texto elaborado e adaptado para o currículo paulista, ensino médio.
1 - Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
2 - Desenvolver a criatividade, produção de texto e uso da linguagem.
Executar a leitura do texto, interpretar e escreve (manuscrito) um texto numa folha separada identificada ( nome da escola, nome do aluno, número do aluno, série do aluno e turma do alno, nome da disciplina Sociologia e nome do professor). Esse texto que você irá criar deve responder aos seguintes questionamentos do autor do texto:
O que o autor está analisando?
Qual é a ideia que o autor defende?
Com quais argumentos?
ATENÇÃO, não é para entregar um questionário com perguntas e respostas, é para produzir um texto contínuo em que as indagações do autor sejam respondidas na forma de texto.
Para ser entregue no dia 22 de maio de acordo com as instruções de entrega da coordenação publicado nos grupos de Whatsapp da escola
.
.
Qualquer dúvida é só entrar em contato com o professor.
O professor irá avaliar no texto da aluna (o) se atingiu a competência /habilidade
A partir desses critérios a menção da sua nota será de 1 a 10, sendo que:
A nota 1 ate a nota 4, o aluno encontra-se no nível - Abaixo do básico (recuperar)
A nota 5 até a nota 6 - o aluno encontra-se no nível - Básico
A nota 7 até a nota 8 - o aluno encontra-se no nível - Adequado
A nota 9 até a nota 10 - o aluno encontra-se no nível - Acimado adequado
Nenhum comentário:
Postar um comentário