quarta-feira, 6 de maio de 2020

2ºE - Lingua Portuguesa -Profª Silvia

Atividade de Língua Portuguesa - PARA ENTREGAR DIA 8/05

Antes de começar arrume um local limpo e sossegado com boa iluminação; sente-se em cadeira confortável e mantenha a coluna reta. Reserve um horário para estudar e desenvolver as atividades escolares. Lembre-se que o grau de dedicação em qualquer área da sua vida,
Determina a sua qualidade de vida.



Ensino Médio- 2ª SÉRIES E - Noturno. 
Professora Silvia Monezzi
Colocar Nome da Escola; nome do aluno; número e série. Enviar os trabalhos e para o BLOG - e-mail: lismonezzi@gmail.com  
 Dúvidas também no GRUPO DO WATHSAPP   


Semana 4/5 à 8/5 - Aula 1

Atividade e Avaliação APOSTILA Pag.  87-88

1- Leia a pag. 87 e 88. Grave um áudio ou vídeo lendo o TEXTO 1  da Página 88 “O NOVIÇO” (lembre-se de caprichar na entonação da voz (expressando emoção naquilo que está falando) e atenção quanto à pontuação. 

2- Responda as 7 questões da pag 90.



Semana 4/5 à 8/5 - Aula  2
Atividade e Avaliação - Apostila -  pag. 91/92

1- Pesquise a biografia de Martins Pena -  autor de “O Noviço” e post no blog. 

2- PLANEJANDO UM TEXTO: Leia a pag  91/92- imagine que você escreve  para um BLOG . Escreva um texto de opinião polêmico (poucas linhas) sobre um assunto atual de sua preferência para o BLOG. SIGA   as etapas 1 – etapa 2-  etapa 3,  da pag 92 .- poste no BLOG DA ESCOLA


Semana 4/5 à 8/5 - Aula  3
Atividade e Avaliação - Apostila -  pag. 93/94

1-Leia a pag 93  e responda as questões abaixo:

a) O anúncio publicitário é um gênero textual com qual finalidade?

b) Faça um anúncio publicitário com a finalidade de convencer as pessoas a usarem máscara para sair de casa, nessa época de Corona Vírus com texto e ilustração. Fotografe e mande junto com as atividades.   


Semana 4/5 à 8/5 - Aula  4
Atividade e Avaliação - Apostila  pag 94 à 98

1- Faça uma leitura silenciosa do texto Mudança de Vida (retirado da obra Memórias de um sargento de milícias de Manoel Antonio de Almeida) e grife com um marca texto as palavras que você não conhece  e procure o significado no dicionário ( você pode usar a internet para isso) .

2- Responda as questões 1-2-3-4 da pag  96:

3- Sobre Análise Linguística, períodos e conectivos da pag 97/98 responda:
a) Período simples é formado a partir de...............................................................
................................................................................................................................

b)Período composto possui mais de uma..............................................................
................................................................................................................................

c) Marque as alternativas abaixo com (V) verdadeira e (F) falsa
    As orações do período composto podem ser chamadas de :
    (   ) orações coordenadas 
    (   ) orações subordinadas 
    (   ) orações principais

4-Faça o exercício número  6 ( questões a e b) da pag 98.

Bom Trabalho!


Vamos relembrar o gênero textual  “ARTIGO DE OPINIÃO”
O artigo de opinião é um dos gêneros mais comuns no cotidiano das cidades. Publicado normalmente em jornais, revistas e blogs, esse tipo de texto tem como função apresentar e defender um ponto de vista sobre algum assunto relevante para a sociedade. Muitas faculdades e universidades costumam solicitar aos seus candidatos que produzam artigos de opinião em seus vestibulares.
Características
O artigo de opinião é um gênero argumentativo, ou seja, é um tipo de texto que defende um ponto de vista por meio de argumentos. A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes de regiões completamente distintas — como é o caso dos artigos publicados em jornais de alcance nacional no Brasil.
Para além disso, justamente por se tratar de uma publicação da imprensa, o assunto abordado nesse tipo de texto costuma ser de relevância coletiva: fatos importantes, ocorridos nos dias ou semanas anteriores, costumam ser os temas do artigo de opinião. Nesse sentido, o gênero tem uma função social clara: promover o debate público sobre as demandas da sociedade.
Estrutura
Por ser um texto argumentativo, o artigo de opinião apresenta três partes fundamentais:
Introdução com tese
Os parágrafos iniciais de um artigo de opinião costumam ser reservados para apresentar o assunto abordado e, além disso, o ponto de vista defendido pelo autor. Chamamos esse ponto de vista de tese. No caso das redações escolares e propostas de vestibulares, é comum que somente o primeiro parágrafo da composição seja destinado para essa função, pois, nesse tipo de produção textual, o número de linhas é restrito.
Desenvolvimento com argumentação
Uma vez que a tese é apresentada na introdução do artigo de opinião, é esperado que, nos parágrafos intermediários — também chamados de desenvolvimento —, apresentem-se argumentos que comprovem o ponto de vista.
Um argumento costuma ter duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento. A primeira corresponde às informações, fatos, dados, referências, entre outros, que o articulista busca para embasar sua opinião; a segunda, ao trecho em que o autor relaciona explicitamente o fundamento utilizado com a tese defendida.
Conclusão
A conclusão de um artigo de opinião costuma apresentar uma síntese do desenvolvimento do texto e, em seguida, reiterar a tese, agora comprovada pelos argumentos.

Como começar o artigo de opinião
A melhor maneira de começar um artigo de opinião é, antes de tudo, desenvolvendo um planejamento e um projeto de texto. Planejando e projetando antes de escrever, é muito provável que a composição resulte-se clara,  coerente e bem fundamentada. Veja, no próximo tópico, um passo a passo de como escrever o artigo de opinião.

Passo a passo
1-Planejamento e projeto de texto
O primeiro passo na composição textual deve ser o da reflexão, leitura e organização das ideias a serem desenvolvidas no texto. Nessa parte, é necessário que o autor do artigo de opinião defina:
2-Tema;
3-Tese;
4-Fundamentos da argumentação;
  5-Organização lógica do texto (aqui, define-se o que deve haver em cada parágrafo, ou seja, qual será a trajetória discursiva usada pelo autor para defender seu ponto de vista no texto).
6-Rascunho
Uma vez que o projeto de texto já estiver definido, é o momento de transcrever as ideias projetadas na forma de texto em prosa, ou seja, é a hora de escrever o texto na forma de: parágrafos introdutórios, desenvolvimento e de conclusão. É muito importante que o rascunho seja um produto do projeto de texto e não se desvie da trajetória discursiva planejada.
7- Revisão
Por fim, após o texto estar praticamente pronto, resta revisar questões de ordem gramatical, como ortografia, acentuação ou pontuação. Assim como no rascunho, não é aconselhável que o autor mude informações previamente projetadas.










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