quinta-feira, 26 de março de 2020

História – 2ª Série – 1º bimestre JOSE FERRE


Acompanhamento de aprendizagem
ESCOLA: ______________________________________________________________
NOME: _______________________________________________________________
ANO E TURMA: _____________ NÚMERO: _______ DATA: ______________________
PROFESSOR(A): ________________________________________________________
História – 2ª Série  – 1º bimestre
Questão 1
A passagem da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por diversas transformações sociais, econômicas e culturais. A partir do conhecimento dessas transformações, assinale a alternativa que corresponda às mudanças ocorridas nesse período:
(a) Desenvolvimento das cidades, chamadas inicialmente de burgos.
(b) Desenvolvimento do comércio, que ocorre muito antes do surgimento das cidades.
(c) O surgimento dos bancos, inicialmente locais de troca de moedas.
(d) Arte amplamente ligada às expressões religiosas, representando a pluralidade de crenças, mas controlada pela Igreja Católica.
(e) Surgimento das universidades como extensão da educação monástica.
Questão 2
Ao contrário do que o termo “Idade das Trevas” dá a entender, a Idade Média foi um período de bastante efervescência cultural e intelectual. As escolas urbanas representavam novos modos de enxergar o mundo durante o período medieval. Sobre o Renascimento Cultural, podemos afirmar que:
(a) O surgimento da atividades urbanas influenciou as produções artísticas, mas elas se mantiveram predominantemente teocêntricas.
(b) Há uma mudança de perspectiva nas artes, buscando inspiração não só na religião, mas também na natureza e no homem.
(c) O naturalismo, o realismo e o racionalismo não surgem durante o movimento renascentista.
(d) O Renascimento foi um movimento cultural amplo, que atingiu todas as camadas da sociedade.
(e) A Igreja Católica foi fortalecida pelo movimento renascentista.



Questão 3
O teocentrismo é a ideia de que Deus é o centro de todas as coisas. A concepção do homem como centro de todas as coisas é chamada de:
(a) hominídeo
(b) homo sapiens
(c) antirreligioso
(d) antropocentrismo 
(e) Renascimento
Questão 4
A expansão marítima europeia foi um dos marcos da passagem para a Idade Moderna. A expansão marítima foi resultado:
(a) do surgimento das monarquias centralizadas, da busca por novos mercados e da ascensão do feudalismo.
(b) das inovações em ciências e tecnologia, do surgimento do mercantilismo e da força dos Estados descentralizados.
(c) do apoio das monarquias centralizadas, do desenvolvimento do mercantilismo e do aperfeiçoamento da cartografia.
(d) da busca por novos mercados e do incentivo da Igreja Católica, mas sem apoio das monarquias centralizadas.
(e) do surgimento da burguesia, do apoio das monarquias centralizadas, mas contra a vontade da Igreja Católica.
Questão 5
O renascimento comercial e urbano e o surgimento das monarquias absolutistas marcaram a formação da sociedade europeia moderna. Nesse período, o mercantilismo surge como modelo econômico, na transição do feudalismo e o capitalismo. Quais características melhor descrevem o sistema mercantilista?
(a) Busca por matérias-primas, mercados consumidores, acúmulo de metais preciosos e expansão territorial. 
(b) Economia baseada na agricultura, valorização do mercado interno e acúmulo de metais preciosos.
(c) Economia baseada no comércio, valorização do mercado interno e política protecionista.
(d) Busca por matérias-primas e mercado consumidor somente dentro do continente europeu.
(e) Expansão territorial, busca por matérias-primas e predominância da economia rural.



Questão 6
Assinale a alternativa correta sobre o continente africano, durante os séculos XII e XVI, antes da chegada dos portugueses.
(a) Apresentava pouco ou nenhum desenvolvimento econômico, com a maioria dos seus povos vivendo ainda de maneira tribal.
(b) Apresentava algum desenvolvimento econômico, mas não é registrado pela história nenhum grande reino africano anterior à chegada dos europeus.
(c) Possuía um grande desenvolvimento comercial e urbano, mas não existiam rotas estabelecidas, apenas mercado local.
(d) Tinha economia baseada na troca de mercadorias, criando pequenas rotas comerciais.
(e) Possuía impérios desenvolvidos, sociedades organizadas em torno de grandes mercados e rotas comerciais que expandiram as fronteiras do Atlântico.
Questão 7  
Portugal se tornou pioneiro no processo de Expansão Marítima, nos séculos XV e XVI. Dentre os motivos que impulsionaram o pioneirismo português, pode-se destacar:
(a) O incentivo da monarquia portuguesa, que via nas navegações uma forma de obter lucros e ganhar prestígio.
(b) O crescimento dos grupos mercantis, que incentivam a navegação enquanto a Coroa portuguesa resistia à ideia.
(c) As guerras de território, que levaram Portugal a desenvolver sua marinha e, assim, aperfeiçoar a arte da navegação.
(d) A união entre nobreza, a burguesia e a Coroa portuguesa, a despeito da Igreja, que era contra a expansão marítima.
(e) O posicionamento geográfico privilegiado português, que superou as dificuldades da falta de experiência em navegação.
Questão 8 
Com base nos seus conhecimentos sobre o mercantilismo e capitalismo, cite pelo menos duas semelhanças e duas diferenças entre esses dois sistemas. 








Questão 9
Explique a relação entre as ideias mercantilistas e o processo colonialista durante os séculos XV e XVI.





Questão 10
Defina o que foi a União Ibérica e sua importância no século XVI.


8 comentários:

  1. É pra fazer no caderno professor ? Vai enviar no e-mail? Ou vai entregar na escolaquando normalizar ?

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  2. Feito! Devo mandar no e-mail ou aguardar. Fiz em folha separada.

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  3. Tenho as mesmas dúvidas do comentário acima se devo só fazer em folha separada e aguardar a volta às aulas ou se devo mandar em algum e-mail como alguns professores estão fazendo.

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  4. Essa atividade é para o noturno ou só matutino?

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  5. Creio que seja para todos os 2º EM

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