Acompanhamento de aprendizagem
ESCOLA: ______________________________________________________________
NOME: _______________________________________________________________
ANO E TURMA:
_____________ NÚMERO: _______ DATA: ______________________
PROFESSOR(A): ________________________________________________________
História – 2ª Série – 1º bimestre
Questão 1
A passagem da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada
por diversas transformações sociais, econômicas e culturais. A partir do
conhecimento dessas transformações, assinale a alternativa que corresponda às
mudanças ocorridas nesse período:
(a) Desenvolvimento das cidades, chamadas inicialmente
de burgos.
(b) Desenvolvimento do comércio, que ocorre muito antes
do surgimento das cidades.
(c) O surgimento dos bancos, inicialmente locais de
troca de moedas.
(d) Arte amplamente ligada às expressões religiosas,
representando a pluralidade de crenças, mas controlada pela Igreja Católica.
Questão 2
Ao contrário do que o termo “Idade das Trevas” dá a
entender, a Idade Média foi um período de bastante efervescência cultural e
intelectual. As escolas urbanas representavam novos modos de enxergar o mundo
durante o período medieval. Sobre o Renascimento Cultural, podemos afirmar que:
(a) O surgimento da atividades urbanas influenciou as
produções artísticas, mas elas se mantiveram predominantemente teocêntricas.
(b) Há uma mudança de perspectiva nas artes, buscando
inspiração não só na religião, mas também na natureza e no homem.
(c) O naturalismo, o realismo e o racionalismo não
surgem durante o movimento renascentista.
(d) O Renascimento foi um movimento cultural amplo, que
atingiu todas as camadas da sociedade.
Questão 3
O teocentrismo é a ideia de que Deus é o centro de todas as
coisas. A concepção do homem como centro de todas as coisas é chamada de:
(a) hominídeo
(b) homo sapiens
(c) antirreligioso
(d) antropocentrismo
(e) Renascimento
Questão 4
A expansão marítima europeia foi um dos marcos da passagem
para a Idade Moderna. A expansão marítima foi resultado:
(a) do surgimento das monarquias centralizadas, da
busca por novos mercados e da ascensão do feudalismo.
(b) das inovações em ciências e tecnologia, do
surgimento do mercantilismo e da força dos Estados descentralizados.
(c) do apoio das monarquias centralizadas, do
desenvolvimento do mercantilismo e do aperfeiçoamento da cartografia.
(d) da busca por novos mercados e do incentivo da
Igreja Católica, mas sem apoio das monarquias centralizadas.
(e) do surgimento da burguesia, do apoio das monarquias
centralizadas, mas contra a vontade da Igreja Católica.
Questão 5
O renascimento comercial e urbano e o surgimento das
monarquias absolutistas marcaram a formação da sociedade europeia moderna.
Nesse período, o mercantilismo surge como modelo econômico, na transição do
feudalismo e o capitalismo. Quais características melhor descrevem o sistema
mercantilista?
(a) Busca por matérias-primas, mercados consumidores,
acúmulo de metais preciosos e expansão territorial.
(b) Economia baseada na agricultura, valorização do
mercado interno e acúmulo de metais preciosos.
(c) Economia baseada no comércio, valorização do
mercado interno e política protecionista.
(d) Busca por matérias-primas e mercado consumidor
somente dentro do continente europeu.
Questão 6
Assinale a alternativa correta sobre o continente africano,
durante os séculos XII e XVI, antes da chegada dos portugueses.
(a) Apresentava pouco ou nenhum desenvolvimento
econômico, com a maioria dos seus povos vivendo ainda de maneira tribal.
(b) Apresentava algum desenvolvimento econômico, mas
não é registrado pela história nenhum grande reino africano anterior à chegada
dos europeus.
(c) Possuía um grande desenvolvimento comercial e
urbano, mas não existiam rotas estabelecidas, apenas mercado local.
(d) Tinha economia baseada na troca de mercadorias,
criando pequenas rotas comerciais.
(e)
Possuía impérios desenvolvidos, sociedades organizadas em torno de grandes
mercados e rotas comerciais que expandiram as fronteiras do Atlântico.
Questão 7
Portugal se tornou pioneiro no processo de Expansão
Marítima, nos séculos XV e XVI. Dentre os motivos que impulsionaram o
pioneirismo português, pode-se destacar:
(a) O incentivo da monarquia portuguesa, que via nas navegações
uma forma de obter lucros e ganhar prestígio.
(b) O crescimento dos grupos mercantis, que incentivam
a navegação enquanto a Coroa portuguesa resistia à ideia.
(c) As guerras de território, que levaram Portugal a
desenvolver sua marinha e, assim, aperfeiçoar a arte da navegação.
(d) A união entre nobreza, a burguesia e a Coroa
portuguesa, a despeito da Igreja, que era contra a expansão marítima.
(e) O posicionamento geográfico privilegiado português,
que superou as dificuldades da falta de experiência em navegação.
Questão 8
Com
base nos seus conhecimentos sobre o mercantilismo e capitalismo, cite pelo menos
duas semelhanças e duas diferenças entre esses dois sistemas.
Questão 9
Explique a relação entre as ideias mercantilistas e o
processo colonialista durante os séculos XV e XVI.
Questão 10
Defina o que foi a União Ibérica e sua importância no século
XVI.
É pra fazer no caderno
ResponderExcluirÉ pra fazer no caderno professor ? Vai enviar no e-mail? Ou vai entregar na escolaquando normalizar ?
ResponderExcluirEnviar no Email ferrelaudator@gmail.com
ExcluirFeito! Devo mandar no e-mail ou aguardar. Fiz em folha separada.
ResponderExcluirTenho as mesmas dúvidas do comentário acima se devo só fazer em folha separada e aguardar a volta às aulas ou se devo mandar em algum e-mail como alguns professores estão fazendo.
ResponderExcluirEssa atividade é para o noturno ou só matutino?
ResponderExcluirCreio que seja para todos os 2º EM
ResponderExcluirFeito
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